Narrativas e identidades docentes: cultura visual e prática pedagógica
DOI:
https://doi.org/10.9771/re.v9i1.29501Abstract
Este trabalho toma como objeto de investigação as narrativas orais de professores para a partir delas entender as trajetórias pessoais e profissionais de inserção na docência. Enfatiza, a partir daí as percepções e utilização dos artefatos visuais nas salas de aula como possibilidade de produção de conhecimento conectado ao mundo contemporâneo das visualidades. Para desenvolvimento do trabalho foi realizada uma pesquisa junto a dois professores da Educação Básica, fazendo uso de entrevistas narrativas de onde se depreende que os docentes optaram pelo magistério por necessidade ou falta de opção e que a utilização das imagens nas salas de aula, embora apresentem avanços, ainda conservam visões restritas à ideia de ilustração dos conteúdos ou elementos dispensáveis/inadequados a depender da área de conhecimento. O artigo tem como objetivo problematizar a trajetória e formação docente a partir de narrativas e como este mesmo percurso se posiciona no trato com as imagens enquanto prática pedagógica inserida no contexto contemporâneo da Cultura Visual.Downloads
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