Localidad, descolonialidad e inmediatezen la historia de la educación: narrativas del bachillerato argentino
DOI:
https://doi.org/10.9771/re.v8i1.26270Palabras clave:
Educación secundaria, investigación narrativa, localidad, pensamiento descolonial.Resumen
Neste artigo indagamos os sentidos cotidianos de uma história da educação alimentada por narrativas locais e decoloniais. A partir de uma investigação narrativa sobre as histórias da formação no bachillerato argentino, que surgiu da recuperação de uma dimensão biográfica e concentrada na memória escolar do Colegio Nacional de Mar del Plata na primeira metade do século XX, propomos uma série de transgressões sobre o relato que geralmente é oficializado e perturbamos o modo como são construídas as grandes histórias da educação. Nesse sentido ao reconhecer professores e outras práticas de ensinamentos, estudantes e outras trajetórias e propostas alternativas à narrativa oficial, nós propomos uma transição na enunciação de narradores nostálgicos para narradores utópicos em nossas histórias, reconhecendo uma (re) afiliação à ideia moderna de educação no século XXI.Descargas
Citas
BIDASECA, K. Perturbando el texto colonial. Los estudios (pos)coloniales en América Latina. Buenos Aires, SB, 2010.
CONTRERAS DOMINGO, J. Profundizar narrativamente la educación In: De Souza, Elizeu Clementino (Org). (Auto)biografías e documentação narrativa: redes de pesquisa e formação. Salvador, EUDEBA, 2016.
SOUZA SANTOS, B. Renovar la teoría crítica y reinventar la emancipación social. Buenos Aires: CLACSO Argentina, 2006.
NOSEI, MC. La Formación de Profesores en el nivel superior: la construcción y deconstrucción de significados en referencia a la acción de enseñar. In: III Jornadas Nacionales sobre Pedagogía de la Formación del Profesorado. Miramar, Noviembre 2010.
PORTA, L y YEDAIDE, M. Pedagogía descolonial: Miradas en el vecindario. In: Encuentro Reflexiones críticas sobre la perspectiva decolonial. Mar del Plata, UNMdP, junio de 2015.
RAMALLO, F. y PORTA, L. (Re) Fundar un relato desde la Memoria Escolar: Narrativas y prácticas en la historia del bachillerato argentino. In: Journal for Educators, Teachers and Trainers Vol. 8 (1), 2017, 35-46. http://jett.labosfor.com/index.php/jett/article/viewFile/271/307
RESTREPO, E. “Imaginación teórica e intervenciones políticas” En: Intersticios de la política y la cultura. Intervenciones latinoamericanas, Vol. 4, Núm. 7, 2015) http://revistas.unc.edu.ar/index.php/intersticios/article/view/11890/12244
SEGATO, R. La crítica de la colonialidad en ocho ensayos. Y una antropología por demanda. Buenos Aires, Prometeo, 2015,
Torres Santomé, J. Curriculum oculto. Madrid, Morata, 1992.