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Estudo do perfil sócio digital de estudantes do curso de pedagogia da UFBA no contexto da Covid-19

Authors

DOI:

https://doi.org/10.9771/re.v11i1.45463

Keywords:

Ensino Superior, Inclusão Digital, Formação de Professores.

Abstract

O presente artigo tem como objetivo analisar os desafios provocados pela pandemia da COVID-19, causada pelo vírus Sars-COV-2, no contexto educacional dos estudantes do curso de Licenciatura em Pedagogia, da Universidade Federal da Bahia - UFBA. O texto dedica-se a revelar como a necessidade de distanciamento social exigiu novos arranjos educacionais, impondo a urgência de mediação tecnológica, onde acentua-se a desigualdade econômica e social historicamente arraigada em nossa sociedade. O diálogo proposto neste trabalho se fez com os teóricos (CASTELLS, 1999), (NÓVOA, 2020), (TARDIF, 2014), (PRETTO, 2020), entre outros. Como construtos metodológicos da pesquisa descritivo-analítica realizada, apresentamos o perfil sociodigital de discentes, traçado a partir de 223 questionários respondidos. Os resultados iniciais do estudo aqui apresentado revelam que os estudantes possuem poucos e inadequados equipamentos tecnológicos, baixa qualidade de acesso à internet, além da fragilidade de condições cognitivas, emocionais ou econômicas para estudar; impondo às universidades a necessidade de refletir sobre a formação de professores no ensino superior, neste contexto de sindemia.

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Author Biographies

Telma Brito Rocha, Universidade Federal da Bahia

Docente da Faculdade de Educação Departamento II

Karina Moreira Menezes, Universidade Federal da Bahia

Docente da Faculdade de Educação Departamento II

Karina Moreira Menezes, Universidade Federal da Bahia

Docente da Faculdade de Educação Departamento II

Lanara Guimarães de Souza, Docente da Faculdade de Educação Departamento I

Docente da Faculdade de Educação Departamento I

References

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Published

2022-05-02 — Updated on 2022-05-02

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How to Cite

Rocha, T. B., Menezes, K. M., Menezes, K. M., & Souza, L. G. de. (2022). Estudo do perfil sócio digital de estudantes do curso de pedagogia da UFBA no contexto da Covid-19. Revista Entreideias: Educação, Cultura E Sociedade, 11(1). https://doi.org/10.9771/re.v11i1.45463

Issue

Section

Nº temático: Pedagogias o presente: Como nos tornamos o que somos? (finalizado)