Estudo do perfil sócio digital de estudantes do curso de pedagogia da UFBA no contexto da Covid-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/re.v11i1.45463

Palavras-chave:

Ensino Superior, Inclusão Digital, Formação de Professores.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo analisar os desafios provocados pela pandemia da COVID-19, causada pelo vírus Sars-COV-2, no contexto educacional dos estudantes do curso de Licenciatura em Pedagogia, da Universidade Federal da Bahia - UFBA. O texto dedica-se a revelar como a necessidade de distanciamento social exigiu novos arranjos educacionais, impondo a urgência de mediação tecnológica, onde acentua-se a desigualdade econômica e social historicamente arraigada em nossa sociedade. O diálogo proposto neste trabalho se fez com os teóricos (CASTELLS, 1999), (NÓVOA, 2020), (TARDIF, 2014), (PRETTO, 2020), entre outros. Como construtos metodológicos da pesquisa descritivo-analítica realizada, apresentamos o perfil sociodigital de discentes, traçado a partir de 223 questionários respondidos. Os resultados iniciais do estudo aqui apresentado revelam que os estudantes possuem poucos e inadequados equipamentos tecnológicos, baixa qualidade de acesso à internet, além da fragilidade de condições cognitivas, emocionais ou econômicas para estudar; impondo às universidades a necessidade de refletir sobre a formação de professores no ensino superior, neste contexto de sindemia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Telma Brito Rocha, Universidade Federal da Bahia

Docente da Faculdade de Educação Departamento II

Karina Moreira Menezes, Universidade Federal da Bahia

Docente da Faculdade de Educação Departamento II

Lanara Guimarães de Souza, Docente da Faculdade de Educação Departamento I

Docente da Faculdade de Educação Departamento I

Referências

BEM ESTAR, Vacina. São Paulo: G1, mar. 2021. Disponível em: https://g1.globo.com/bemestar/vacina/noticia/2021/03/28/brasil-aplicou-ao-menos-uma-dose-de-vacina-em-mais-de-155-milhoes-aponta-consorcio-de-veiculos-de-imprensa.ghtml . Acesso em: 29 mar. 2021.

BOLETIM Observatório Covid-19. Rio de Janeiro: Fundação Oswaldo Cruz, mar. 2021. Disponível em: https://portal.fiocruz.br/sites/portal.fiocruz.br/files/documentos/boletim_extraordinario_2021-marco-03.pdf . Acesso em: 17 mar. 2021.

BRANCO, Lilian S. A; CONTE, Elaine; HABOWSKI, Adilson C. Evasão na educação a distância: pontos e contrapontos à problemática in Avaliação, Campinas; Sorocaba, SP, v. 25, n. 01, p. 132-154, mar. 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/aval/v25n1/1982-5765-aval-25-01-132.pdf. Acesso em: 20 mar. 2021.

BRASIL. MEC. Relatório Síntese de Área Pedagogia (Licenciatura): Exame NAcional de Desempenho de Estudantes. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Diretoria de Avaliação da Educação Superior (DAES). Brasília, 2017. Disponível em: https://download.inep.gov.br/educacao_superior/enade/relatorio_sintese/2017/Pedagogia_Licenciatura.pdf. Acesso em: 31 mar. 2021.

_______. Ministério da Educação. Portaria n. 1.134, de 10 de outubro de 2016. Revoga a Portaria MEC nº 4.059, de 10 de dezembro de 2004, e estabelece nova redação para o tema. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, ano 153, n. 196, p. 21, 11 out. 2016. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-no-1-134-de-10-de-outubro-de-2016-22055503-22055503. Acesso em: 30 mar. 2021.

_______. Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). Indicadores Nacionais de Ciência, Tecnologia e Inovação, 2020. Disponível em: https://dados.gov.br/dataset/indicadores-nacionais-de-ciencia-tecnologia-e-inovacao. Acesso em: 12 mar. 2020.

CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede. Vol.1, São Paulo: Paz e Terra, 1999.

__________, Manuel. O Informacionalismo e a Sociedade em Rede. in HIMANEN, Pekka. A ética dos hackers e o espírito da era da informação. Rio de Janeiro: Campus, 2001.

CGI.br/NIC.br. Pesquisa sobre o uso das tecnologias de informação e comunicação nos domicílios brasileiros : TIC domicílios 2018 = Survey on the use of information and communication technologies in brazilian households : ICT households 2018 [livro eletrônico] / Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR, [editor]. - São Paulo : Comitê Gestor da Internet no Brasil, 2019.

CGI.BR/NIC.BR. Pesquisa sobre o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação nas escolas brasileiras - TIC Educação 2019. Coletiva de Imprensa. Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br). Comitê Gestor da Internet no Brasil: 2020. Disponível em https://www.cetic.br/media/analises/tic_domicilios_2019_coletiva_imprensa.pdf. Acesso em: 10 Jun.2020

CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. Conselho Pleno. Parecer CNE/CP nº:15/2020 aprovado em 6 de outubro de 2020. Diretrizes Nacionais para a implementação dos dispositivos da Lei nº 14.040, de 18 de agosto de 2020, que estabelece normas educacionais excepcionais a serem adotadas durante o estado de calamidade pública reconhecido pelo Decreto Legislativo nº 6, de 20 de março de 2020. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=160391-pcp015-20&category_slug=outubro-2020-pdf&Itemid=30192 . Acesso em: 14 nov. 2020.

MADEIRO, Carlos. Controle da covid depende mais de cobertura ampla que de eficácia da vacina. São Paulo: Coronavírus, UOL, jan. 2021. Disponível em: https://noticias.uol.com.br/saude/ultimas-noticias/redacao/2021/01/13/controle-da-covid-depende-mais-de-cobertura-ampla-que-de-eficacia-da-vacina.htm Acesso em: 30 mar. 2021.

GUSSO, Hélder Lima et al . ENSINO SUPERIOR EM TEMPOS DE PANDEMIA: DIRETRIZES À GESTÃO UNIVERSITÁRIA. Educ. Soc., Campinas , v. 41, e238957, 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302020000100802&tlng=pt. Acesso em: 30 Mar. 2021.

HERINGER, Rosana. Democratização da educação superior no Brasil: das metas de inclusão ao sucesso acadêmico. Rev. bras. orientac. prof, Florianópolis , v. 19, n. 1, p. 7-17, jun. 2018 . Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-33902018000100003&lng=pt&nrm=iso . Acesso em: 30 mar. 2021.

HORTON, Richard. Offline: COVID-19 is not a pandemic. The Lancelot. Vol 396, September 26, 2020. Disponível em: https://www.thelancet.com/pdfs/jouernals/lancet/PIIS0140-6736(20)32000-6.pdf Acesso em: 30 mar. 2021. Não paginado.

IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Diretoria de Pesquisas, Coordenação de Trabalho e Rendimento. Informativo PNAD Contínua Educação 2019. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua 2019. Centro de Documentação e Disseminação de Informações, Gráfica Digital. Brasília: 2020. Disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv101736_informativo.pdf . Acesso em: 20 mar. 2021.

MINAYO, Maria Cecília de Souza. (Org.); DESLANDES, Suely Ferreira; CRUZ NETO, Otavio; GOMES. Romeu. Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. 21. Ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.

NÓVOA, António. Firmar a posição como professor, afirmar a profissão docente. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 47, n. 166, p. 1106-1133, 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/cp/v47n166/1980-5314-cp-47-166-1106.pdf . Acesso em: 8 mar. 2020.

PRETTO, Nelson; BONILLA, Maria Helena S; SENA, Ivânia Paula F. S. (orgs.) Educação em tempos de pandemia: reflexões sobre as implicações do isolamento físico imposto pela COVID-19. Salvador: Edição do Autor, 2020.

SANTOS. Edméa Oliveira dos. Educação Online: Cibercultura e Pesquisa-Formação na Prática Docente. 351 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Bahia, Salvador. 2005.

SEMESP. Mapa do Ensino Superior, 10ª edição. São Paulo:2020. Disponível em: https://www.semesp.org.br/sobre-o-mapa-do-ensino-superior/ . Acesso em: 25 mar. 2020.

TARDIF, Maurice; LESSARD, Claude. O trabalho docente: elementos para uma teoria da docência como profissão de interações humanas. 9. ed. Petrópolis: Vozes, 2014.

UFBA Lança Editais de Apoio a Acesso a Internet e Compra de Equipamentos para o Semestre Suplementar. Salvador: Ufba em Pauta, ago. 2020. Disponível em: https://ufba.br/ufba_em_pauta/ufba-lanca-editais-de-apoio-acesso-internet-e-compra-de-equipamentos-para-o-semestre . Acesso em: 18 mar. 2021.

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA. Conselho Universitário. Resolução nº 01, aprovada em 21 de julho de 2020. Dispõe sobre a suspensão de atividades acadẽmicas e administrativas presenciais no período da pandemia da COVID-19 e cria um semestre letivo suplementar no ano de 2020. Disponível em: https://www.ufba.br/sites/portal.ufba.br/files/resolucoes/resolucao_01-2020_-_consuni.pdf . Acesso em: 30 mar. 2021.

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA. Conselho Universitário. Resolução nº 10, aprovada em 09 de dezembro de 2020. Dispõe sobre as atividades de ensino no semestre 2021 para os cursos de graduação e de pós graduação stricto sensu, da UFBA. Disponível em: https://www.ufba.br/sites/portal.ufba.br/files/resolucoes/resolucao_01-2020_-_consuni.pdf . Acesso em: 30 mar. 2021.

Downloads

Publicado

2022-05-02 — Atualizado em 2022-05-02

Versões

Como Citar

Rocha, T. B., Menezes, K. M., & Souza, L. G. de. (2022). Estudo do perfil sócio digital de estudantes do curso de pedagogia da UFBA no contexto da Covid-19. Revista Entreideias: Educação, Cultura E Sociedade, 11(1). https://doi.org/10.9771/re.v11i1.45463

Edição

Seção

Nº temático: Pedagogias o presente: Como nos tornamos o que somos? (finalizado)