Ensino Remoto Emergencial: a perda do sentimento de pertencimento à universidade
DOI:
https://doi.org/10.9771/re.v13i02.50893Palavras-chave:
Ensino Remoto Emergencial. Sentimento de Pertencimento. Afetividade no Ensino-Aprendizagem. Relação entre Pares. Saúde Mental.Resumo
O ensaio reflete sobre as repercussões na experiência estudantil do ensino superior – no que tange ao sentimento de pertencimento –, a partir da pandemia e instalação do Ensino Remoto Emergencial (ERE). O sentimento de pertencimento incorpora sentimentos de ser valorizado, incluído e aceito na universidade. Para cumprir o objetivo proposto, um referencial teórico da área foi articulado a relatos de discentes de graduação. Destacaram-se três dimensões – espaço físico, relação entre pares, e afetividade no ensino-apren- dizagem –, para serem analisadas. Consideramos que o empobrecimento das relações no contexto universitário impactou diretamente no sentimento de pertença dos discentes, entendido na literatura como fator intrínseco e inerente à saúde mental.
Downloads
Referências
ALBINO, E. et al. Utilização do serviço de saúde mental em uma universidade pública. Psicologia: Ciência e Profissão, Brasília, DF, v. 25, n. 2, p. 252–265, 2005. Disponível em: SciELO - Brasil - Utilização do serviço de saúde mental em uma universidade pública Utilização do serviço de saúde mental em uma universidade pública. Acesso em: 25 jan, 2022. https://doi.org/10.1590/S1414-98932005000200008
ALVES, I. O; CORDAZZO, K. As entidades acadêmicas como ferramentas para a efetivação do sentimento de pertencimento à universidade. In: 5º Mostra Científica – Curso de Direito, v.6, n. 8, 2019, Dourados, MS. Anais [...], recuperado de as entidades acadêmicas como ferramentas para a efetivação do sentimento de pertencimento à universidade | revista jurídica direito, sociedade e justiça (uems.br).
AMBIEL, R. A. M. et al. Adaptação e permanência no Ensino Superior em tempos de pandemia. Rio de Janeiro: Força Tarefa Psicovida, 2020. Disponível em: https://www.coronavirus.uerj.br/wp-content/uploads/2020/06/guia_adaptacao_academica_pandemia.pdf. Acesso em: 25 jan, 2022. 10.13140/RG.2.2.32401.86886
ARIÑO, D. O; BARDAGI, M. P. Relação entre fatores acadêmicos e a saúde mental de estudantes universitários. Psicologia em Pesquisa, Juiz de Fora, MG, v. 12, n. 3, p. 44-52, 2018. Disponível em: Relação entre Fatores Acadêmicos e a Saúde Mental de Estudantes Universitários (bvsalud.org). Acesso em: 26 nov. 2021. http://dx.doi.org/10.24879/2018001200300544
ARRUDA, E. P. Educação remota emergencial: elementos para políticas públicas na educação brasileira em tempos de covid-19. EmRede, Porto Alegre, RS, v. 7, n. 1, p. 257-275, 2020. Disponível em: Vista do EDUCAÇÃO REMOTA EMERGENCIAL: elementos para políticas públicas na educação brasileira em tempos de Covid-19 (aunirede.org.br). Acesso em: 26 nov. 2020. ISSN 2359-6082.
BARBOUR, M. K. et al. Understanding pandemic pedagogy: differences between emergency remote, remote and online teaching. A special report of the State of the Nation: K-12 E-Learning in Canadá project, dec. 2020. Disponível em: (4) (PDF) Understanding Pandemic Pedagogy: Differences Between Emergency Remote, Remote, and Online Teaching (researchgate.net). Acesso em: 26 nov. 2021. 10.13140/RG.2.2.31848.70401
BISINOTO, C; MARINHO-ARAUJO, C. Psicologia escolar na educação superior: panorama da atuação no Brasil. Arquivos Brasileiros de Psicologia, Rio de janeiro, RJ, v. 67, n. 2, p. 33-46, 2015. Disponível em: Psicologia Escolar na Educação Superior: panorama da atuação no Brasil (bvsalud.org). Acesso em: 25 jan, 2022. ISSN 1809-5267
BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal, 1988. Disponível em: pcp005_20 (mec.gov.br). Acesso em: 26 nov. 2021.
BRUFFAERTS, R. et al. Mental health problems in college freshmen: prevalence and academic functioning. Journal of Affective Disorders, London, UK, v. 225, p. 97-103, 2018. Disponível em: Mental health problems in college freshmen: Prevalence and academic functioning - PubMed (nih.gov). Acesso em: 25 jan, 2022. 10.1016/j.jad.2017.07.044
CARDOSO, D. et al. Espacialidades e ressonâncias do patrimônio cultural: reflexões sobre identidade e pertencimento. Revista de Geografia e Ordenamento do Território, Coimbra, PT, n. 11, p. 83-98, 2017. Disponível em: Espacialidades e ressonâncias do patrimônio cultural: reflexões sobre identidade e pertencimento | Cardoso | Revista de Geografia e Ordenamento do Território (cegot.org). Acesso em: 25 jan, 2022. http://dx.doi.org/10.17127/got/2017.11.004
CASTRO, V. R. Reflexão sobre a saúde mental do estudante universitário: estudo empírico com estudantes de uma instituição pública de ensino superior. Revista Gestão em Foco, Amparo, SP, v. 9, n. 1, p. 380-401, 2017. Disponível em: 043_saude_mental.pdf (unisepe.com.br). Acesso em: 26 nov. 2021.
COELHO, I. M. Formação do educador: dever do Estado, tarefa da universidade. 1. Ed. São Paulo: Unesp, 1996.
CONCATTO, F. et al. Investigação quanto ao papel de círculos sociais no desempenho discente no ensino superior utilizando análise de redes complexas. In: Computer on the Beach, v. 11, 2020, Camboriú. Anais [...] Camboriú, 2020. p. 206–213. 10.14210/cotb.v11n1.p206-213. Disponível em: (4) (PDF) Investigação Quanto ao Papel de Círculos Sociais no Desempenho Discente no Ensino Superior Utilizando Análise de Redes Complexas (researchgate.net). Acesso em: 25 jan, 2022.
DIAS, F. S. S. et al. O ensino remoto na pandemia da COVID-19: opinião de estudantes de um curso técnico em enfermagem. Revista Eletrônica Acervo Saúde, Minas Gerais, v. 13, n. 3, p. 1-9, 2021. Disponível em: Vista do O ensino remoto na pandemia da COVID-19: opinião de estudantes de um curso técnico em enfermagem (acervomais.com.br). Acessoem:23out,2021. https://doi.org/10.25248/REAS.e6530.2021
DINIZ, A. M; ALMEIDA, L. S. Adaptação à universidade em estudantes de primeiro ano: estudo diacrónico da interação entre o relacionamento com pares, o bem-estar pessoal e o equilíbrio emocional. Análise Psicológica, Lisboa, PT, v. 24, n. 1, p. 29-38, 2006. Disponível em: Adaptação à Universidade em estudantes do primeiro ano: Estudo diacrónico da interacção entre o relacionamento com pares, o bem-estar pessoal e o equilíbrio emocional | Diniz | Análise Psicológica (ispa.pt). Acesso em: 25 jan, 2022. https://doi.org/10.14417/ap.151
ELMER, T; MEPHAM, K; STADTFELD, C. Students under lockdown: comparisons of student´s social networks and mental health before and during the covid-19 crisis in Switzerland. Plos One, Estados Unidos, v. 15, n. 7, p. 1-22, 2020. Disponível em: Students under lockdown: Comparisons of students’ social networks and mental health before and during the COVID-19 crisis in Switzerland (plos.org). Acesso em: 26 nov. 2021. https://doi.org/10.1371/journal.pone.0236337.
FLASHMAN, J. Academic achievement and its impact on friend dynamics. Sociology of Education, v. 85, n. 1, p. 61-80, 2014. Disponível em: Academic Achievement and Its Impact on Friend Dynamics - Jennifer Flashman, 2012 (sagepub.com). Acesso em: 25 jan, 2022. https://doi.org/10.1177/0038040711417014
FONSECA, V. Importância das emoções na aprendizagem: uma abordagem neuropsicopedagógica. Revista Psicopedagogia, São Paulo, SP, v. 33, n. 102, p. 365-384, 2016. Disponível em: Importância das emoções na aprendizagem: uma abordagem neuropsicopedagógica (bvsalud.org). Acesso em: 25 jan, 2022. ISSN 0103-8486
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 25 ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996. Disponível em: Pedagogia da Autonomia (apeoesp.org.br). Acesso em: 25 jan, 2022.
GUIMARÃES, M. S; MACIEL, C. M. L. A. A afetividade na relação professor-aluno: alicerces para a aprendizagem significativa. Research, Society and Development, Itajubá, MG, v.10, n. 10, 2021. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i10.18362
GUZZO, R. S. L et al. Psicologia e educação no Brasil: uma visão da história e possibilidades nessa relação. Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília, DF, v. 26, n. esp., p. 131-142, 2010. Disponível em: SciELO - Brasil - Psicologia e Educação no Brasil: uma visão da história e possibilidades nessa relação Psicologia e Educação no Brasil: uma visão da história e possibilidades nessa relação. Acesso em: 25 jan, 2022. https://doi.org/10.1590/S0102-37722010000500012
HODGES, C. et al. The difference between emergency remote teaching and online learning. Educause Review, Estados Unidos, 2020. Disponível em: The Difference Between Emergency Remote Teaching and Online Learning | EDUCAUSE. Acesso em: 09 nov, 2021.
IGLESIAS-PRADAS, S. Emergency remote teaching and students’ academic performance in higher education during the COVID-19 pandemic: a case study. Computers in Human Behavior, Holanda, Amsterdã, v. 119, número, p. 2-8, 2021. Disponível em: Emergency remote teaching and students’ academic performance in higher education during the COVID-19 pandemic: A case study - ScienceDirect. Acesso em: 25 jan, 2022. https://doi.org/10.1016/j.chb.2021.106713
LEITE, S. A. S. Afetividade nas práticas pedagógicas. Temas em Psicologia, Ribeirão Preto, SP, v. 20, n. 2, p. 355–368, 2012. Disponível em: v20n2a06.pdf (bvsalud.org). Acesso em: 25 jan, 2022. 10.9788/TP2012.2-06
MAIA, B. R; DIAS, P. C. Ansiedade, depressão e estresse em estudantes universitários: o impacto da COVID-19. Estudos de Psicologia, Campinas, SP, v. 37, 2020. https://doi.org/10.1590/1982-0275202037e200067
MALDONADO, M. T. Aprendizagem e afetividade. Revista de Educação AEC, Brasília, DF, v. 23, n. 91, p. 37-44, 1994.
MARINHO-ARAUJO, C. Inovações em psicologia escolar: o contexto da educação superior. Estudos de Psicologia, Campinas, SP, v. 33, n. 2, p.199-211, 2016. Disponível em: SciELO - Brasil - Inovações em Psicologia Escolar: o contexto da educação superior Inovações em Psicologia Escolar: o contexto da educação superior. Acesso em: 25 jan, 2022. https://doi.org/10.1590/1982-02752016000200003
MARTINEZ, Albertina. O que pode fazer o psicólogo na escola? Em Aberto, Brasília, DF, v. 23, n. 83, p. 39-56, 2010. Disponível em: ARTIGO_QuePodeFazer.pdf (unb.br). Acesso em: 25 jan, 2022.
MOREIRA, A. et al. Repercussão da aprendizagem por meio de aulas remotas para o curso de medicina durante a pandemia de covid-19. Brazilian Journal of Development, Curitiba, PR, v. 7, n. 7, p. 66716-66724, 2021. Disponível em: Repercussões da aprendizagem por meio de aulas remotas para o curso de medicina durante a pandemia de covid-19 / Repercussions of learning through remote classes for the medicine course during the covid-19 pandemic | Moreira | Brazilian Journal of Development (brazilianjournals.com). Acesso em: 25 jan, 2022. ISSN: 2525-8761
MOSER, G. Psicologia ambiental. Estudos de Psicologia, Campinas, SP, v. 3, n. 1, p. 121-130, 1998. Disponível em: SciELO - Brasil - Psicologia Ambiental Psicologia Ambiental. Acesso em: 25 jan, 2022. https://doi.org/10.1590/S1413-294X1998000100008
NÓBREGA, C; ALMEIDA, C; MENEZES, A; RIPARDO, R. Saúde emocional na pós-graduação: relato de um projeto de extensão. In: C. Marinho-Araújo. (Org.). Psicologia Escolar no Ensino Superior. São Paulo: Alínea, 2021, 195-210.
ORGANIZATION, W. H. Who director-general’s opening remarks at the media briefing on COVID-19 - 11 march 2020. Disponível em: WHO Director-General's opening remarks at the media briefing on COVID-19 - 11 March 2020. Acesso em: 09 nov, 2021.
PARÁ (Estado). Decreto nº 687, de 15 de abril de 2020. Declara estado de Calamidade Pública em todo o território do Estado do Pará em virtude da pandemia do COVID19. (COBRADE 1.5.1.1.0 – Doenças Infecciosas Virais). Diário Oficial do Estado: Belém, PA, nº 34.184, Edição Extra, 15 abr. 2020.
PARÁ (Estado). Decreto nº 729, de 5 de maio de 2020. Dispõe sobre a suspensão total de atividades não essenciais (lockdown), no âmbito dos Municípios de Belém, Ananindeua, Marituba, Benevides, Castanhal, Santa Isabel do Pará, Santa Bárbara do Pará, Breves, Vigia e Santo Antônio do Tauá visando a contenção do avanço descontrolado da pandemia do corona vírus COVID-19. Diário Oficial do Estado: Belém, PA, nº 34.209, p. 1-5, 7 mai. 2020.
PARÁ (Estado). Decreto nº 777, de 23 de maio de 2020. Dispõe sobre as medidas de distanciamento controlado, visando a prevenção e o enfrentamento à pandemia da COVID-19, no âmbito do Estado do Pará e revoga o Decreto Estadual nº 609, de 20 de março de 2020. Diário Oficial do Estado: Belém, PA, nº 34.229, Edição Extra, 23 mai. 2020.
PARÁ (Estado). Universidade Federal. Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão. Resolução nº. 5.294, de 21 de agosto de 2020. Aprova, de forma excepcional e temporária, o Ensino Remoto Emergencial em diferentes níveis de ensino para os cursos ofertados pela Universidade Federal do Pará, em decorrência da situação de pandemia do novo Coronavírus – COVID-19, e dá outras providências. Reitoria da Universidade Federal do Pará: Belém, PA, nº. 5.294, 21 ago. 2020.
PASCARELLA E. T; TERENZINI, E. T. How college affects students: a third decade of research. 1. ed. San Francisco: Jossey-Bass, v. 2, 2005.
PEDLER, M. L.; WILLIS, R.; NIEUWOUDT, J. E. A sense of belonging at university: student retention, motivation and enjoyment. Journal of Further and Higher Education, Londres, p. 1-13, 2021. Disponível em: A sense of belonging at university: student retention, motivation and enjoyment: Journal of Further and Higher Education: Vol 46, No 3 (tandfonline.com). Acesso em: 25 jan, 2022. https://doi.org/10.1080/0309877X.2021.1955844
PEREZ, K. V; BRUN, L. G; RODRIGUES, C.M.L. Saúde mental no contexto universitário: desafios e práticas. Revista Trabalho (En)Cena, Palmas, TO, v. 4, n. 2, p. 357-365, 2019. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/encena/article/view/8093. Acesso em: 25 jan, 2022. https://doi.org/10.20873/2526-1487V4N2P357
REPASES. A situação dos Serviços de Aconselhamento Psicológico no Ensino Superior em Portugal - Contexto e Justificação. Rede de Serviços de Aconselhamento Psicológico no Ensino Superior: Dossiê que acompanha e justifica o pedido de audiência ao Ministro da Ciência e do Ensino Superior, v. 1–2, p. 1–55, 2002. Disponível em: Relatórios – RESAPES. Acesso em: 25 jan, 2022.
RODRIGUES, C. M. L; PEREZ, K.V; BRUN, L.G. Pesquisa e intervenção no ensino superior: considerações a partir do “dossiê saúde mental e adoecimento nas IES. Revista Trabalho (En)Cena, Palmas, TO, v. 5, n. 1, p. 136-145, 2020. Disponível em: Pesquisa-e-intervencao-no-ensino-superior-consideracoes-a-partir-do-Dossie-Saude-Mental-e-Adoecimento-nas-IES.pdf (researchgate.net). Acesso em: 25 jan, 2022. https://doi.org/10.20873/2526-1487V5N1P136
RODRIGUES, M. R; PIRES, A. L. O, PESSOA, A. M. O papel da interação entre pares e da tecnologia na aprendizagem: percepção de estudantes do ensino superior. In: Conferência Internacional de TIC na Educação – Challenges 2017: Aprender nas Nuvens, Learn in the Clouds, 10., 2017, Braga. Anais [...] Braga, 2017, p. 993-1006. Disponível em: atigo_chalenges_2017_978-989-97374-5-7.pdf (rcaap.pt). Acesso em: 25 jan, 2022.
SANTOS, O. P. et al. Relações de Amizade, nível de tolerância e fatores associados no contexto do ensino superior. Revista de Divulgação Científica Sena Aires, Valparaíso de Goiás, v. 10, n. 3, p. 521–530, 2021. Disponível em: (4) (PDF) Relações de Amizade, nível de tolerância e fatores associados no contexto do ensino superior (researchgate.net). Acesso em: 26 nov. 2021. DOI:10.36239/revisa.v10.n3.p521a530.
SLATEN, C. D. et al. School Belonging: a review of the history, current trends, and future directions. The Educational and Developmental Psychologist, Cambridge, UK, v. 33, n. 1, p. 1-15, 2016. Disponível em: (4) (PDF) School Belonging: A Review of the History, Current Trends, and Future Directions (researchgate.net). Acesso em: 25 jan, 2022. 10.1017/edp.2016.6
SILVA, A. S. S; RIBEIRO, M. L. Relação professor-estudante no ensino superior: uma revisão de literatura. Educação Por Escrito, Porto Alegre, RS, v. 11, n. 1, p. 1-10, 2020. Disponível em: Relação professor-estudante no ensino superior: uma revisão de literatura | Educação Por Escrito (pucrs.br). Acesso em: 26 nov. 2021. https://doi.org/10.15448/2179-8435.2020.1.34309.
SILVA, J. B. C. et al. Função social da universidade no interior da Amazônia em tempos de pandemia. In: SILVA, J. B. C. (Org). Universidade, Formação e Trabalho: implicações do isolamento social na rotina dos (as) estuantes do curso de Pedagogia. Nova Xavantina, MT: Pantanal, 2020, 111p. Disponível em: https://editorapantanal.com.br/ebooks/2020/universidade-formacao-e-trabalho-implicacoes-do-isolamento-social-na-rotina-dos-estudantes-do-curso-de-pedagogia/Cap5.pdf. Acesso em: 25 jan, 2022.
SILVA, D. et al. Programa de formação de pares-suporte “C2C”: uma nova forma de intervir. Proelium, Lisboa, PT, v.7, n.11, p.115-130, 2016. Disponível em: (4) (PDF) Programa de Formação de Pares-suPorte " C2C " : uma Nova Forma de INtervIr (researchgate.net). Acesso em: 25 jan, 2022.
STEWART, B. L; GOODSON, C.E; MIERTSCHIN, S.L. Pandemic online transitions: student reactions, adaptations, and course feature preferences. Journal of Higher Education Theory and Practice, West Palm Beach, FL, v. 21, n. 1, p. 38-52, 2021. Disponível em: Pandemic Online Transitions: Student Reactions, Adaptations, and Course Feature Preferences | Journal of Higher Education Theory and Practice (articlegateway.com). Acesso em: 26 nov. 2021. https://doi.org/10.33423/jhetp.v21i1.4036
TEIXEIRA, E; OLIVEIRA, A; WECHSLER, S.M. Variáveis que afetam a aprendizagem: percepção de alunos de licenciatura e professores. Psicologia Escolar e Educacional, São Paulo, SP, v. 6, n. 2, p. 133–139, 2002. Disponível em: SciELO - Brasil - Variáveis que afetam a aprendizagem: percepção de alunos de licenciatura e professores Variáveis que afetam a aprendizagem: percepção de alunos de licenciatura e professores. Acesso em: 25 jan, 2022. https://doi.org/10.1590/S1413-85572002000200003
TEIXEIRA, M. A. P. et al. Adaptação à universidade em jovens calouros. Psicologia Escolar e Educacional, São Paulo, SP, v. 12, n. 1, p. 185-202, 2008. Disponível em: SciELO - Brasil - Adaptação à universidade em jovens calouros Adaptação à universidade em jovens calouros. Acesso em: 25 jan, 2022. https://doi.org/10.1590/S1413-85572008000100013
VIZZOTTO, M. M; JESUS, S. N; MARTINS, A. C. Saudades de casa: indicativos de depressão, ansiedade, qualidade de vida e adaptação de estudantes universitários. Revista Psicologia e Saúde, Campo Grande, MS, v. 9, n. 1, p. 59-73, 2017. Disponível em: Saudades de casa: indicativos de depressão, ansiedade, qualidade de vida e adaptação de estudantes universitários (bvsalud.org). Acesso em: 25 jan, 2022. http://dx.doi.org/10.20435/pssa.v9i1.469
WANG, C. et al. Immediate Psychological Responses and Associated Factors during the Initial Stage of the 2019 Coronavirus Disease (COVID-19) Epidemic among the General Population in China. International Journal of Environmental Research and Public Health, Basel, CH, v. 17, n. 5, 2020. Disponível em: Immediate Psychological Responses and Associated Factors during the Initial Stage of the 2019 Coronavirus Disease (COVID-19) Epidemic among the General Population in China - PubMed (nih.gov). Acesso em: 26 nov. 2021. 10.3390/ijerph17051729
WEISS, P; MURDOCH, D. R. Clinical course and mortality risk of severe COVID-19. Lancet, London, UK, v. 395, n. 10229, p. 1014–1015, 2020. Disponível em: https://www.thelancet.com/article/S0140-6736(20)30633-4/fulltext. Acesso em: 26 nov. 2021. https://doi.org/10.1016/S0140-6736(20)30633-4
WHO director-general’s opening remarks at the media briefing on COVID-19 - 11 march 2020. WHO, Geneva, March 11, 2020. Disponível em: https://www.who.int/director-general/speeches/detail/who- director-general-s-opening-remarks-at-the-media-briefing-on-covid-19--- 11-march-2020. Acesso em: 9 nov. 2021.