Ensino Remoto Emergencial: a perda do sentimento de pertencimento à universidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/re.v13i02.50893

Palavras-chave:

Ensino Remoto Emergencial. Sentimento de Pertencimento. Afetividade no Ensino-Aprendizagem. Relação entre Pares. Saúde Mental.

Resumo

O ensaio reflete sobre as repercussões na experiência estudantil do ensino superior – no que tange ao sentimento de pertencimento –, a partir da pandemia e instalação do Ensino Remoto Emergencial (ERE). O sentimento de pertencimento incorpora sentimentos de ser valorizado, incluído e aceito na universidade. Para cumprir o objetivo proposto, um referencial teórico da área foi articulado a relatos de discentes de graduação. Destacaram-se três dimensões – espaço físico, relação entre pares, e afetividade no ensino-apren- dizagem –, para serem analisadas. Consideramos que o empobrecimento das relações no contexto universitário impactou diretamente no sentimento de pertença dos discentes, entendido na literatura como fator intrínseco e inerente à saúde mental.

 

 

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Biografia do Autor

Anne Victoria Castro de Moura Cavalcante, Universidade Federal do Pará

Acadêmica de Psicologia, Universidade Federal do Pará (UFPA). Membro do centro de pesquisa educacional LSE (Laboratório de Soluções Educacionais UFPA). Bolsista de extensão do projeto Roda Vida, vinculado à SAEST- UFPA (atual) e aluna de Iniciação Científica na linha de pesquisa de Psicologia Escolar e Educacional (atual). Estagiária de psicologia no Hospital Universitário João de Barros Barreto, na enfermaria da Clínica Médica (estágio extracurricular) e no Hospital Universitário Bettina Ferro (estágio curricular). Foi estagiária na Assembleia Legislativa do Pará, no Setor de Bem Estar Social - Divisão de Serviço Social (2019). Áreas de interesse: Psicologia da Saúde; Psicologia Organizacional e do Trabalho; Psicologia Clínica; Psicologia Escolar e Educacional.

Alessandro Carneiro da Silva , Universidade Federal do Pará

Graduando em Psicologia (UFPA). Bolsista do projeto Rodavida vinculado à Saest- UFPA. Membro do grupo de ensino, pesquisa-intervenção e extensão Transversalizando. Membro do centro de pesquisa educacional LSE (Laboratório de Soluções Educacionais UFPA). Voluntário no projeto de ensino, pesquisa e extensão Cartografia da Cultura Afro-brasileira e Indígena: Uma Experiência de Educação Intercultural na 2° Série do Ensino Médio na EAUFPA.

Aline Beckmann de Castro Menezes

Possui graduação em Bacharelado Em Psicologia (2002) e em Habilitação Formação Em Psicólogo (2003) pela Universidade Federal do Pará, mestrado (2005) e doutorado (2011) em Teoria e Pesquisa do Comportamento pela Universidade Federal do Pará. Possui título de especialista em Psicologia Escolar e Educacional pelo Conselho Federal de Psicologia (2016). Atualmente é Professora da Faculdade de Psicologia da Universidade Federal do Pará, atuando na área de Psicologia Escolar e de Inclusão de Pessoas com Deficiência; é Colaboradora do Programa de Pós-Graduação do Teoria e Pesquisa do Comportamento (NTPC/UFPA), vinculada à linha de pesquisa Desenvolvimento de Tecnologia Comportamental; é coordenadora do Laboratório de Soluções Educacionais; e é membro do GT de Psicologia Escolar e Educacional da ANPEPP.

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Publicado

2023-09-08

Como Citar

Castro de Moura Cavalcante, A. V., Carneiro da Silva , A., & Beckmann de Castro Menezes , A. . (2023). Ensino Remoto Emergencial: a perda do sentimento de pertencimento à universidade. Revista Entreideias: Educação, Cultura E Sociedade, 12(02). https://doi.org/10.9771/re.v13i02.50893

Edição

Seção

Artigos