Narrativas e identidades docentes: cultura visual e prática pedagógica

Autores

  • Laíla Sampaio Lima UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA
  • Antenor Rita Gomes UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA
  • Emanuela Oliveira Carvalho Dourado UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA

DOI:

https://doi.org/10.9771/re.v9i1.29501

Resumo

Este trabalho toma como objeto de investigação as narrativas orais de professores para a partir delas entender as trajetórias pessoais e profissionais de inserção na docência. Enfatiza, a partir daí as percepções e utilização dos artefatos visuais nas salas de aula como possibilidade de produção de conhecimento conectado ao mundo contemporâneo das visualidades. Para desenvolvimento do trabalho foi realizada uma pesquisa junto a dois professores da Educação Básica, fazendo uso de entrevistas narrativas de onde se depreende que os docentes optaram pelo magistério por necessidade ou falta de opção e que a utilização das imagens nas salas de aula, embora apresentem avanços, ainda conservam visões restritas à ideia de ilustração dos conteúdos ou elementos dispensáveis/inadequados a depender da área de conhecimento. O artigo tem como objetivo problematizar a trajetória e formação docente a partir de narrativas e como este mesmo percurso se posiciona no trato com as imagens enquanto prática pedagógica inserida no contexto contemporâneo da Cultura Visual.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Laíla Sampaio Lima, UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA

Mestranda do Programa de Pós Graduação em Educação e Diversidade pela Universidade do Estado da Bahia - MPED. Possui graduação em Letras pela Universidade Salvador (2010) e Especialização em Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira (2011) Atualmente é técnico universitário da Universidade do Estado da Bahia, Campus IV Jacobina, Integrante do Grupo de pesquisa CULTIVI - Cultura Visual, Educação e Linguagens da Universidade do Estado da Bahia, desenvolvendo pesquisas na área da fotografia em contextos educacionais. Atua também na investigação da área de Currículo e Educação Patrimonial Multi/Inter Cultural. Aluna intercambista na Universidade do Porto, Portugal, no período de semtembro de 2018. Possui experiencia como docente nos cursos de Licenciatura em Pedagogia e Letras Vernáculas nas disciplinas Alfabetização e Letramento, Literatura Brasileira, Metodologia do Ensino e Pesquisa e Sociologia da Educação.

Antenor Rita Gomes, UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA

Possui Graduação em Letras Vernáculas pela Universidade do Estado da Bahia (1996), Especilalização em Leitura e Produção Textual pela Universidade Estadual de Santa Cruz (1998) Mestrado de Educação e Pesquisa pela Université du Quebec a Chicoutimi (2002), Doutorado em Educação pela Universidade Federal da Bahia (2004) e Pós-Doutorado em Educação pela Universidade de Cádiz - Espanha (2014). Atualmente é membro do Conselho Editorial da Revista científica de Educação e Cmunicação Hachetetepe (UCA- Cádiz, Espanha) e da revista temas em educação da UFPB;e Professor Titular da Universidade do Estado da Bahia. Tem experiência na área de Educação no ensino superior de graduação e pós-graduação além de cursos de atualização docente para professores em serviço. Atua principalmente nos seguintes temas: Cultura Visual, Leitura, Pesquisa em educação e formação de professores; Integra o quadro docente do do Mestrado Profissional em Educação e Diversidade - MPED - UNEB Jacobina desde 2014.

Emanuela Oliveira Carvalho Dourado, UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA

Doutora (2013) e Mestra (2009) em Educação pela Universidade Federal da Bahia; Especialista em Metodologia do Ensino Superior (2004) e Licenciada em Pedagogia (2002) pela Universidade do Estado da Bahia, da qual é docente desde 2005. Atualmente, atua como Professora Adjunta do Curso de Licenciatura em Pedagogia e do Mestrado Profissional de Educação e Diversidade. Tem experiência na área de Educação em docência, gestão administrativo-pedagógica, coordenação, supervisão, assessoria e consultoria da Educação Básica e Universitária, com ênfase em Currículo Escolar, atuando principalmente nas seguintes áreas, programas e projetos da educação escolar e não escolar: formação de professores, educação e linguagens, pesquisa e prática pedagógica, políticas públicas e planejamento educacional.

Referências

BENJAMIN, Walter. Magia Técnica, Arte e Política .Ensaios sobre literatura e história da cultura. Brasiliense. São Paulo. 1987.

DIANA, B. J. ; OLIVEIRA, S.S. “A Caracterização da escolha profissional docente no contexto educacional vigente. ”, -UNESP – BARUARU, São Paulo.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia. Saberes necessários à prática educativa. Paz e Terra. Rio de Janeiro. 2011. 54 p.

FREIRE, Paulo. Educação e Mudança. Ordem do Graal na Terra. São Paulo. 1986.

FRASSON, M. V., CAMPOS, L. M. L.unardi A opção pela licenciatura e pela profissão de professor:desvelando razões de alunos do curso de Ciências Biológicas. Revista da SBEnBIO. , v.3, p.1562 - 1572, 2010.

GOMES, Antenor Rita. Linguagem Imagética e Educação. Guarapari-ES: Editora Ex Libris, 1999.v.250.127p.

HERNANDEZ. Fernando. De la alfabetizacón visual al alfabetismo de la cultura visual. Universidad de Barcelona. Espanha. 2006.

MACEDO, Roberto Sidnei. A etnopesqusia crítica e multirreferencial nas ciências humanas e na educação . Salvador: EDUFBA. 297 p.

MARTIN-BARBERO,Jesus. Dos meios às mediações: comunicação, cultura e hegemonia. Rio de Janeiro. UFRJ. 2007. 356 p.

MIRZOEFF, N. Una introducción a la cultura visual. Barcelona: Paidós, 2003. 61 p.

PINEAU, G. As histórias de vida em formação: gênese de uma corrente de pesquisaação-formação existencial. Educação e Pesquisa, v. 32, n. 2, p. 329-346, maio/ago. 2006.

REIS, A. O. ; MUYLAERT, C. J.; SARUBBI, V.J. ; GALLO, P.R. ; NETO, M.L.R. “Entrevistas narrativas: um importante recurso em pesquisa qualitativa” Revista Esc Enferm USP, 2014, p. 193-194.

REIS, P. R. As narrativas na formação de professores e na investigação em educação. Nuances: Estudos sobre Educação, 15(16), 17-34, 2008.

SAFLATE, V. Introdução à Experiência Intelectual de Theodor Adorno, Universidade São Paulo, USP, 2013.

SANTOS, L.M.M. O papel da família e dos pares na escolha profissional. Psicologia em Estudo. Maringá, v.10, n.1, 2005. p.57-66

SARDELICH, Maria Emília. Leitura de imagens, Cultura Visual e Prática Educativa. Cadernos de Pesquisa, v.36, n.128, p.451-472. 2006.

SILVA, S.L.P da. Indentidade e novas mídias: a Cultura Visual no Processo de Investigação das Ciencias Sociais. Interseções. UERJ. 2006.

SOARES, D.H.P. A escolha profissional: do jovem ao adulto. São Paulo: Summus Editorial, 2002. 200 p.

SOUZA, Eliseu Clementino de.Territórios das escritas do eu: pensar a profissão – narrar a vida. Educação, Porto Alegre, v. 34, n. 2, p. 213-220, maio/ago. 2011

_______, E. C. O conhecimento de si: estágio e narrativas de formação de professores. Rio de Janeiro: DP&A; Salvador/BA: UNEB, 2006a.

______. A arte de contar e trocar experiências: reflexões teórico-metodológicas sobre as histórias de vida em formação. Educação em questão, v. 25, n. 11, p. 22-39, jan./abr. 2006b.

Downloads

Publicado

2020-05-05

Como Citar

Lima, L. S., Gomes, A. R., & Dourado, E. O. C. (2020). Narrativas e identidades docentes: cultura visual e prática pedagógica. Revista Entreideias: Educação, Cultura E Sociedade, 9(1). https://doi.org/10.9771/re.v9i1.29501

Edição

Seção

Artigos