VALIDAÇÃO DA TECNOLOGIA EDUCACIONAL SOBRE USO RACIONAL DE MEDICAMENTOS PARA AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE RIBEIRINHOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18471/rbe.v37.49962

Palavras-chave:

Estudo de validação. Tecnologia educacional. Medicamento. Educação Permanente. Agentes Comunitários de Saúde.

Resumo

Objetivo: validar o conteúdo de uma tecnologia educacional sobre uso racional de medicamentos para Agentes Comunitários de Saúde ribeirinhos. Método: pesquisa metodológica guiada pelo modelo de Pasquali para a validação de conteúdo e a produção da versão final do manual. Na coleta de dados foram utilizados dois questionários para juízes especialistas. Para a análise utilizou-se a estatística do Índice de Validação de Conteúdo e o Escore Suitability Assessment of Materials. Resultados: o Índice de Validação de Conteúdo Global foi de 87,25% em uma única rodada, sendo no primeiro bloco referente aos objetivos com 96,80%, no segundo bloco de apresentação e estrutura com 84,80% e no terceiro bloco de relevância do material com 87,30%. O Escore Suitability Assessment of Materials obtido foi de 100,0%. Conclusão: o conteúdo do manual foi validado e a produção está adequada para subsidiar a educação permanente em saúde dos Agentes Comunitários de Saúde Ribeirinhos. Descritores: Estudo de validação. Tecnologia educacional. Medicamento. Educação Permanente. Agentes Comunitários de Saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gigellis Duque Vilaça Vilaça, Universidade Federal do Amazonas, Manaus, AM, Brasil

Mestre em Enfermagem Profissional pela Universidade Federal do Amazonas - UFAM (2021). Especialista em Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN (2016). Especialista em Formação Integrada Multiprofissional em Educação Permanente em Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (2015). Especialista em Enfermagem em Urgência e Emergência pelo Centro de Ensino Literatus - UNICEL (2011). Especialista em Enfermagem em Unidade de Terapia Intensiva pelo Centro de Ensino Literatus - UNICEL (2011).

Abel Santiago Muri Gama, Universidade Federal do Amazonas, Manaus, AM, Brasil

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Federal do Amazonas - UFAM/ISB (2010), Mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal do Amazonas - UFAM (2013), Doutorado em Ciências pela Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (2016). Professor Adjunto III do curso de enfermagem do Instituto de Saúde e Biotecnologia 

Elizabeth Teixeira, Universidade Estadual do Amazonas, Manaus, AM, Brasil

Professora Titular Aposentada da UEPA. Professora Visitante da UFPA, Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Análises Clínicas - PPGAC . Líder da Rede de Estudos de Tecnologias Educacionais (RETE). Diretora do CEPEn - ABEn-PA gestão 2022-2025. Natural do RJ. Estágio Pós-doutoral na Universidade de Coimba em 2020 e na UERJ em 2013. Doutorado em Ciências pela UFPA (1999). Mestre em Educação pela UERJ (1993). 

Rizioléia Marina Pinheiro Pina, Universidade Federal do Amazonas, Manaus, AM, Brasil

Doutora em Ciências pela Universidade de São Paulo/EEUSP (2017), Especialista em Enfermagem em Urgência e Emergência pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Atualmente professora Adjunta da Universidade Federal do Amazonas. Coordenadora do Programa de Pós-Graduação Enfermagem no Contexto Amazônico- Mestrado profissional da Universidade Federal do Amazonas.

Darlisom Sousa Ferreira, Universidade Estadual do Amazonas, Manaus, AM, Brasil

Enfermeiro, Doutor em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina (2019), Mestre em Educação pela Universidade do Estado do Pará (2010), Especialista em Unidade de Terapia Intensiva Adulto pela Universidade Federal do Amazonas (2005), Educação na Saúde pela Universidade de São Paulo (2017) e Educação em Tecnologia Digital Aplicada à Saúde pela Universidade do Estado do Amazonas (2022). Atualmente é Pró-Reitor de Extensão e Assuntos Comunitários da UEA, Docente Permanente do Programa de Pós Graduação em Enfermagem em Saúde Pública (ProEnSP) e dos Cursos de Graduação em Enfermagem, Medicina e Odontologia.

Rodrigo Silva Marcelino, Universidade Federal do Amazonas, Manaus, AM, Brasil

Enfermeiro, Graduado no Instituto de Saúde e Biotecnologia (ISB) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Integrante do grupo de pesquisa Núcleo de Estudos em Saúde das Populações Amazônicas - NESPA. Mestrando no Programa de Pós-graduação em Enfermagem em Associação Ampla da Universidade do Estado do Pará com a Universidade Federal do Amazonas (PPGENF UEPA/UFAM).

Publicado

2023-05-15

Como Citar

Vilaça, G. D. V., Santiago Muri Gama, A. ., Teixeira, E., Marina Pinheiro Pina, R. ., Sousa Ferreira, D. ., & Silva Marcelino, R. . (2023). VALIDAÇÃO DA TECNOLOGIA EDUCACIONAL SOBRE USO RACIONAL DE MEDICAMENTOS PARA AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE RIBEIRINHOS. Revista Baiana De Enfermagem‏, 37. https://doi.org/10.18471/rbe.v37.49962

Edição

Seção

Artigo Original