O PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL (PET) COMO INSTRUMENTO PEDAGÓGICO PARA OS ALUNOS DE ENFERMAGEM
DOI:
https://doi.org/10.18471/rbe.v22i1.4987Keywords:
Programa de Educação Tutorial, Enfermagem, EducaçãoAbstract
O Programa de Educação Tutorial (PET) destina-se ao aprimoramento da formação dos alunos de diversos cursos de graduação das Instituições de Ensino Superior do país, por meio da promoção de atividades relacionadas ao ensino, pesquisa e extensão. Com base em uma metodologia qualitativa, o presente estudo foi elaborado com o objetivo de caracterizar os ex-integrantes do PET, bolsistas e voluntários quanto ao sexo, idade, cor, tempo de permanência no Programa, nível de formação atual, classe social e renda; analisar a experiência vivenciada por ex-integrantes do PET-Enfermagem e os fatores que interferem no desenvolvimento de suas atividades. Para tanto, utilizou-se como instrumento de coleta de dados, entrevista semiestruturada. Os dados coletados foram analisados pela técnica de análise de conteúdo. Ao final do estudo, percebeu-se que o PET, na Escola de Enfermagem da Universidade Federal da Bahia (EEUFBA), caracteriza-se como uma estratégia de aprendizado eficaz para os alunos deste grupo. Sua metodologia de trabalho favorece amadurecimento profissional e pessoal, influencia o aprimoramento técnico- -científico, na escolha da área de atuação em enfermagem, bem como possibilita a construção de atividades em conjunto com grupos de outras áreas. O PET foi apontado pelos alunos como de fundamental importância para o desenvolvimento da vida acadêmica, enquanto a experiência de orientar o grupo foi avaliada pelos tutores como positiva, pois promove troca de informações, crescimento e enriquecimento profissional. Concluiu-se que o PET, na EEUFBA, tem se firmado como um instrumento pedagógico importante, pois sua metodologia de trabalho favorece o amadurecimento profissional e pessoal, levando ao cumprimento de seu papel no que diz respeito à formação ampla, ao preparo de profissionais mais comprometidos com a realidade, e com o aprimoramento dos conhecimentos técnico-científicos imprescindíveis à Enfermagem.Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
COPYRIGHT STATEMENT TEMPLATE
NURSING SCHOOL
POSTGRADUATE PROGRAM IN NURSING
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
To Editorial Coordination
Revista Baiana de Enfermagem
ANNUITY LETTER FOR PUBLICATION, TRANSFER OF COPYRIGHT AND STATEMENT OF LIABILITY
We declare that, in case of acceptance of the manuscript _____________________________, we agree to the transfer of all copyrights to the Revista Baiana de Enfermagem, any reproduction, total or partial, in any other part or means of disclosure, printed or electronic, without the authorization, prior and necessary, is requested and, if obtained, we will record the competent thanks to the Revista Baiana de Enfermagem.
Declaration of responsibility
-“I certify that I participated sufficiently in the authorship of the manuscript to make public my responsibility for the content.”
- "I certify that the manuscript represents an original work and that neither this manuscript, in part or in full, nor any other work with the substantially similar content of my own, published or being considered for publication in another journal, printed or electronic format.”
- “I take full responsibility for the citations and references used in the text, as well as on the ethical aspects that surround the study subjects.”
- “I certify that, if requested, I will provide or cooperate in obtaining and providing data on which the manuscript is based, for examination by the editors.”
Signature of the authors:
____________________________________
____________________________________
____________________________________
[The City], _____[Date]________.