O PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL (PET) COMO INSTRUMENTO PEDAGÓGICO PARA OS ALUNOS DE ENFERMAGEM
DOI:
https://doi.org/10.18471/rbe.v22i1.4987Palabras clave:
Programa de Educação Tutorial, Enfermagem, EducaçãoResumen
O Programa de Educação Tutorial (PET) destina-se ao aprimoramento da formação dos alunos de diversos cursos de graduação das Instituições de Ensino Superior do país, por meio da promoção de atividades relacionadas ao ensino, pesquisa e extensão. Com base em uma metodologia qualitativa, o presente estudo foi elaborado com o objetivo de caracterizar os ex-integrantes do PET, bolsistas e voluntários quanto ao sexo, idade, cor, tempo de permanência no Programa, nível de formação atual, classe social e renda; analisar a experiência vivenciada por ex-integrantes do PET-Enfermagem e os fatores que interferem no desenvolvimento de suas atividades. Para tanto, utilizou-se como instrumento de coleta de dados, entrevista semiestruturada. Os dados coletados foram analisados pela técnica de análise de conteúdo. Ao final do estudo, percebeu-se que o PET, na Escola de Enfermagem da Universidade Federal da Bahia (EEUFBA), caracteriza-se como uma estratégia de aprendizado eficaz para os alunos deste grupo. Sua metodologia de trabalho favorece amadurecimento profissional e pessoal, influencia o aprimoramento técnico- -científico, na escolha da área de atuação em enfermagem, bem como possibilita a construção de atividades em conjunto com grupos de outras áreas. O PET foi apontado pelos alunos como de fundamental importância para o desenvolvimento da vida acadêmica, enquanto a experiência de orientar o grupo foi avaliada pelos tutores como positiva, pois promove troca de informações, crescimento e enriquecimento profissional. Concluiu-se que o PET, na EEUFBA, tem se firmado como um instrumento pedagógico importante, pois sua metodologia de trabalho favorece o amadurecimento profissional e pessoal, levando ao cumprimento de seu papel no que diz respeito à formação ampla, ao preparo de profissionais mais comprometidos com a realidade, e com o aprimoramento dos conhecimentos técnico-científicos imprescindíveis à Enfermagem.Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
MODELO DE DECLARACIÓN DE DERECHO DE AUTOR
ESCUELA DE ENFERMERÍA
PROGRAMA DE POS-GRADUACIÓN EN ENFERMERÍA
Universidade Federal da Bahia
La Coordinación Editorial
Revista Bahiana de Enfermería
CARTA DE CONSENTIMIENTO PARA PUBLICACIÓN, TRANSFERENCIA DE LOS DERECHOS DE AUTOR Y DECLARACIÓN DE RESPONSABILIDAD
Declaramos que, en caso de aceptación del manuscrito _____________________________, concordamos con la transferencia de todos los derechos de autor para la Revista Bahiana de Enfermería, vedada cualquier reproducción, total o parcial, en cualquier otra parte o medio de divulgación, impresa o electrónica, sin que la autorización, previa y necesaria, sea solicitada y, si es obtenida, haremos constar el competente agradecimiento a la Revista Bahiana de Enfermería.
Declaración de responsabilidad
- "Certifico que participé suficientemente de la autoría del manuscrito para hacer pública mi responsabilidad por el contenido."
- "Certifico que el manuscrito representa un trabajo original y que ni este manuscrito, en parte o en la íntegra, y ni otro trabajo con contenido substancialmente similar, de mi autoría, fue publicado o está siendo considerado para publicación en otra revista, ya sea en el formato impreso o electrónico."
- "Asumo total responsabilidad por las citas y referencias utilizadas en el texto, así como sobre los aspectos éticos que implican a los sujetos del estudio."
- "Certifico que, si es solicitado, otorgaré o cooperaré en la obtención y suministro de datos sobre los cuales el manuscrito está basado, para examen de los editores."
Firma del (o)s autora(e)s:
____________________________________
____________________________________
____________________________________
Salvador, ___ de ________ de _____.