VALIDAÇÃO DA TECNOLOGIA EDUCACIONAL SOBRE USO RACIONAL DE MEDICAMENTOS PARA AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE RIBEIRINHOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18471/rbe.v37.49962

Palavras-chave:

Estudo de validação. Tecnologia educacional. Medicamento. Educação Permanente. Agentes Comunitários de Saúde.

Resumo

Objetivo: validar o conteúdo de uma tecnologia educacional sobre uso racional de medicamentos para Agentes Comunitários de Saúde ribeirinhos. Método: pesquisa metodológica guiada pelo modelo de Pasquali para a validação de conteúdo e a produção da versão final do manual. Na coleta de dados foram utilizados dois questionários para juízes especialistas. Para a análise utilizou-se a estatística do Índice de Validação de Conteúdo e o Escore Suitability Assessment of Materials. Resultados: o Índice de Validação de Conteúdo Global foi de 87,25% em uma única rodada, sendo no primeiro bloco referente aos objetivos com 96,80%, no segundo bloco de apresentação e estrutura com 84,80% e no terceiro bloco de relevância do material com 87,30%. O Escore Suitability Assessment of Materials obtido foi de 100,0%. Conclusão: o conteúdo do manual foi validado e a produção está adequada para subsidiar a educação permanente em saúde dos Agentes Comunitários de Saúde Ribeirinhos. Descritores: Estudo de validação. Tecnologia educacional. Medicamento. Educação Permanente. Agentes Comunitários de Saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Abel Santiago Muri Gama, Universidade Federal do Amazonas

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Federal do Amazonas - UFAM/ISB (2010), Mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal do Amazonas - UFAM (2013), Doutorado em Ciências pela Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (2016). Professor Adjunto III do curso de enfermagem do Instituto de Saúde e Biotecnologia (ISB/UFAM). Foi Coordenador do curso de Enfermagem do Instituto de Saúde e Biotecnologia - UFAM (2019/2020). Coordenador do Doutorado Interinstitucional da Universidade Federal do Amazonas com Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (EEUSP - PROESA) (2019/2023). Professor permanente do mestrado acadêmico do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PPGENF) em associação ampla entre a Universidade do Estado do Pará (UEPA) e UFAM. Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem no Contexto Amazônico (PPGENF-MP). Líder do grupo de pesquisa - Núcleo de Estudos em Saúde das Populações Amazônicas - NESPA. Ministra as disciplinas de Saúde das Populações Amazônicas e Saúde Coletiva II no Curso de Graduação em Enfermagem do ISB/Coari. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Saúde Coletiva, atuando principalmente nos seguintes temas: uso de medicamentos, farmacoepidemiologia, epidemiologia, saúde de populações ribeirinhas do Amazonas.

Elizabeth Teixeira, Universidade Estadual do Amazonas

Professora Titular Aposentada da UEPA. Professora Visitante da UFPA, Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Análises Clínicas - PPGAC . Líder da Rede de Estudos de Tecnologias Educacionais (RETE). Diretora do CEPEn - ABEn-PA gestão 2022-2025. Natural do RJ. Estágio Pós-doutoral na Universidade de Coimba em 2020 e na UERJ em 2013. Doutorado em Ciências pela UFPA (1999). Mestre em Educação pela UERJ (1993). Livre Docente em Enfermagem pela UNIRIO (1991). Graduação em enfermagem pela UFRJ (1980). Atuação como Enfermeira na Marinha 1981-1988, Docente na Escola de Enfermagem Anna Nery-UFRJ (1988-1992), Faculdade de Enfermagem da UERJ (2015-2018), UEA (2018-2021). Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em enfermagem da UEPA-UFAM (2010-2015), ESA-UEPA (2012-2015), PROENSP-UEA e PROFSAÚDE-UEA (2018-2021). Adota majoritariamente a pesquisa metodológica com abordagens múltiplas e participativas e realiza atividades de ensino nas áreas de Tecnologias Aplicadas a Saúde, Pesquisa Metodológica, Práticas Educativas em Saúde e Educação em Enfermagem. Foi líder do Grupo de Pesquisa Práticas Educativas em Saúde e Cuidado da Amazônia - PESCA (2007-2015), avaliadora de cursos do INEP durante 10 anos, membro da comissão de enfermagem do Mercosul-MEC durante 4 anos, diretora de educação e presidente da ABEn-PA e diretora de educação da ABEn Nacional entre 2012-2017.

Rizioléia Marina Pinheiro Pina, Universidade Federal do Amazonas

Doutora em Ciências pela Universidade de São Paulo/EEUSP (2017), Especialista em Enfermagem em Urgência e Emergência pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Atualmente professora Adjunta da Universidade Federal do Amazonas. Coordenadora do Programa de Pós-Graduação Enfermagem no Contexto Amazônico- Mestrado profissional da Universidade Federal do Amazona( PPGENF-MP/UFAM ). Foi Coordenadora acadêmica do curso de Graduação em enfermagem da Escola de Enfermagem de Manaus/ EEM-UFAM ( 2017- 2019 ), membro dos Grupos de pesquisa Prática Pedagógica no Ensino Superior de Enfermagem e no Cuidado à Saúde do Adulto (PRAPEC), Grupo de estudos e pesquisa em saúde com populações em situação de vulnerabilidade na Amazônia- GEPSPVAM. Atualmente desenvolve pesquisa na área de Educação em Enfermagem, formação em enfermagem, Cuidado em saúde, Cuidado em Enfermagem, Cuidado Cultural e Saúde indígena.

Darlisom Sousa Ferreira, Universidade Estadual do Amazonas

Natural de Santarém (PA), Enfermeiro, Doutor em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina (2019), Mestre em Educação pela Universidade do Estado do Pará (2010), Especialista em Unidade de Terapia Intensiva Adulto pela Universidade Federal do Amazonas (2005), Educação na Saúde pela Universidade de São Paulo (2017) e Educação em Tecnologia Digital Aplicada à Saúde pela Universidade do Estado do Amazonas (2022). Atualmente é Pró-Reitor de Extensão e Assuntos Comunitários da UEA, Docente Permanente do Programa de Pós Graduação em Enfermagem em Saúde Pública (ProEnSP), modalidade Profissional, e docente dos Cursos de Graduação em Enfermagem, Medicina e Odontologia nas áreas de Atenção Primária à Saúde e Educação em Saúde. No campo Assistencial, possui experiência em Saúde da Família; Saúde Mental, Saúde do Idoso, Saúde Materno Infantil, Enfermagem Hospitalar Clínica, Cirúrgica e da Alta Complexidade. No Campo Educacional iniciou a docência em Cursos de Formação Profissional para Auxiliares e Técnicos de Enfermagem; foi Professor Substituto da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e Professor Assistente na Universidade da Amazônia (UNAMA). Na Gestão Universitária implantou e Coordenou o Curso de Enfermagem do Centro Universitário Luterano de Manaus (CEULM-ULBRA), foi Subcoordenador do Curso de Enfermagem (UEA), sendo eleito (2013) e reeleito (2015) Diretor da Escola Superior de Ciências da Saúde da UEA. Na Gestão Superior atuou como Coordenador Geral de Cursos Lato Sensu na Pró Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (2019-2020). É Líder do Laboratório de Tecnologias para o Trabalho e Educação na Saúde (LATTED), pesquisador do Laboratório de Pesquisa em Promoção e Educação em Saúde (LAPPES), Membro do PRÁXIS - Laboratório de Pesquisa sobre Trabalho, Ética, Saúde e Enfermagem (UFSC), e Pesquisador-Fundador da Rede de Estudos de Tecnologias Educacionais (RETE). Já orientou mais de 50 estudantes de graduação, iniciação científica e mestrado com diversas publicações científicas em Saúde e Enfermagem. Suas produções e interesses em pesquisas estão voltados principalmente para os seguintes temas: Atenção Primária à Saúde, Promoção da Saúde, Educação em Saúde, Trabalho em Saúde, Enfermagem em Saúde da Família e Comunidade, Tecnologias Educacionais em Saúde, Inovações Tecnológicas em Saúde, Pesquisa Ação e Pesquisa Participante.

Rodrigo Silva Marcelino, Universidade Federal do Amazonas

Enfermeiro, Graduado no Instituto de Saúde e Biotecnologia (ISB) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Integrante do grupo de pesquisa Núcleo de Estudos em Saúde das Populações Amazônicas - NESPA. Mestrando no Programa de Pós-graduação em Enfermagem em Associação Ampla da Universidade do Estado do Pará com a Universidade Federal do Amazonas (PPGENF UEPA/UFAM).

Publicado

2023-05-15

Como Citar

Vilaça, G. D. V., Santiago Muri Gama, A. ., Teixeira, E., Marina Pinheiro Pina, R. ., Sousa Ferreira, D. ., & Silva Marcelino, R. . (2023). VALIDAÇÃO DA TECNOLOGIA EDUCACIONAL SOBRE USO RACIONAL DE MEDICAMENTOS PARA AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE RIBEIRINHOS. Revista Baiana De Enfermagem‏, 37. https://doi.org/10.18471/rbe.v37.49962

Edição

Seção

Artigo Original