O PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL (PET) COMO INSTRUMENTO PEDAGÓGICO PARA OS ALUNOS DE ENFERMAGEM

Autores

  • Valdenir Almeida da Silva
  • Jefferson Bruno Ribeiro Lima da Cruz
  • Climene Laura de Camargo

DOI:

https://doi.org/10.18471/rbe.v22i1.4987

Palavras-chave:

Programa de Educação Tutorial, Enfermagem, Educação

Resumo

O Programa de Educação Tutorial (PET) destina-se ao aprimoramento da formação dos alunos de diversos cursos de graduação das Instituições de Ensino Superior do país, por meio da promoção de atividades relacionadas ao ensino, pesquisa e extensão. Com base em uma metodologia qualitativa, o presente estudo foi elaborado com o objetivo de caracterizar os ex-integrantes do PET, bolsistas e voluntários quanto ao sexo, idade, cor, tempo de permanência no Programa, nível de formação atual, classe social e renda; analisar a experiência vivenciada por ex-integrantes do PET-Enfermagem e os fatores que interferem no desenvolvimento de suas atividades. Para tanto, utilizou-se como instrumento de coleta de dados, entrevista semiestruturada. Os dados coletados foram analisados pela técnica de análise de conteúdo. Ao final do estudo, percebeu-se que o PET, na Escola de Enfermagem da Universidade Federal da Bahia (EEUFBA), caracteriza-se como uma estratégia de aprendizado eficaz para os alunos deste grupo. Sua metodologia de trabalho favorece amadurecimento profissional e pessoal, influencia o aprimoramento técnico- -científico, na escolha da área de atuação em enfermagem, bem como possibilita a construção de atividades em conjunto com grupos de outras áreas. O PET foi apontado pelos alunos como de fundamental importância para o desenvolvimento da vida acadêmica, enquanto a experiência de orientar o grupo foi avaliada pelos tutores como positiva, pois promove troca de informações, crescimento e enriquecimento profissional. Concluiu-se que o PET, na EEUFBA, tem se firmado como um instrumento pedagógico importante, pois sua metodologia de trabalho favorece o amadurecimento profissional e pessoal, levando ao cumprimento de seu papel no que diz respeito à formação ampla, ao preparo de profissionais mais comprometidos com a realidade, e com o aprimoramento dos conhecimentos técnico-científicos imprescindíveis à Enfermagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Valdenir Almeida da Silva

Professora adjunta da Escola de enfermagem da Universidade Federal da Bahia (EEUFBA), Doutora em Enfermagem, tutora do PET.

Jefferson Bruno Ribeiro Lima da Cruz

Acadêmico de Enfermagem, 7º. Semestre, Escola de enfermagem da Universidade Federal da Bahia (EEUFBA). Bolsistas do Programa de Educação Tutorial (PET).

Climene Laura de Camargo

Acadêmico de Enfermagem, 7º. Semestre, Escola de enfermagem da Universidade Federal da Bahia (EEUFBA). Bolsistas do Programa de Educação Tutorial (PET).

Publicado

2011-04-20

Como Citar

Almeida da Silva, V., Ribeiro Lima da Cruz, J. B., & Camargo, C. L. de. (2011). O PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL (PET) COMO INSTRUMENTO PEDAGÓGICO PARA OS ALUNOS DE ENFERMAGEM. Revista Baiana De Enfermagem‏, 22(1). https://doi.org/10.18471/rbe.v22i1.4987