PATRIMÔNIO E MULHERES: O CASO DA ESCOLA DE ENFERMAGEM DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA

Autores

  • Sidélia Santos Teixeira UFBA

DOI:

https://doi.org/10.18471/rbe.v25i1.4747

Palavras-chave:

História. Enfermagem. Pesquisa Museológica.

Resumo

Este texto tem por objetivo demonstrar a importância da preservação, estudo e divulgação do acervo da Escola de Enfermagem da UFBA presente em seu Núcleo de Memória. A análise desse patrimônio permite explorar aspectos relacionados à história das mulheres e a sua participação na construção da área de Enfermagem na Universidade Federal da Bahia. Procura-se analisar suas coleções por meio de uma descrição contextualizada dos objetos, seus usos e sua história. Este trabalho evidencia que o acervo preservado é uma fonte de informação, devendo ser explorado pela produção de novos conhecimentos relativos à história da Enfermagem na Bahia, sugerindo também sua utilização nos processos de formação universitária.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sidélia Santos Teixeira, UFBA

Professora Assistente do Departamento de Museologia da Universidade Federal da Bahia. Realizou Master na Université d'Avignon, França e, atualmente, atua na área de ação cultural e educativa dos museus.

Publicado

2012-06-01

Como Citar

Teixeira, S. S. (2012). PATRIMÔNIO E MULHERES: O CASO DA ESCOLA DE ENFERMAGEM DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA. Revista Baiana De Enfermagem‏, 25(1). https://doi.org/10.18471/rbe.v25i1.4747

Edição

Seção

Artigo Original