PATRIMÔNIO E MULHERES: O CASO DA ESCOLA DE ENFERMAGEM DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA

Autores/as

  • Sidélia Santos Teixeira UFBA

DOI:

https://doi.org/10.18471/rbe.v25i1.4747

Palabras clave:

História. Enfermagem. Pesquisa Museológica.

Resumen

Este texto tem por objetivo demonstrar a importância da preservação, estudo e divulgação do acervo da Escola de Enfermagem da UFBA presente em seu Núcleo de Memória. A análise desse patrimônio permite explorar aspectos relacionados à história das mulheres e a sua participação na construção da área de Enfermagem na Universidade Federal da Bahia. Procura-se analisar suas coleções por meio de uma descrição contextualizada dos objetos, seus usos e sua história. Este trabalho evidencia que o acervo preservado é uma fonte de informação, devendo ser explorado pela produção de novos conhecimentos relativos à história da Enfermagem na Bahia, sugerindo também sua utilização nos processos de formação universitária.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Sidélia Santos Teixeira, UFBA

Professora Assistente do Departamento de Museologia da Universidade Federal da Bahia. Realizou Master na Université d'Avignon, França e, atualmente, atua na área de ação cultural e educativa dos museus.

Publicado

2012-06-01

Cómo citar

Teixeira, S. S. (2012). PATRIMÔNIO E MULHERES: O CASO DA ESCOLA DE ENFERMAGEM DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA. Revista Baiana De Enfermagem, 25(1). https://doi.org/10.18471/rbe.v25i1.4747

Número

Sección

Artículos Originales