BREVES NOTAS ACERCA DO EXERCÍCIO DA LIBERDADE DE PLANEJAMENTO FAMILIAR PELA MULHER

Autores

  • Itanaina Rechmann

DOI:

https://doi.org/10.9771/rcc.v4i0.60457

Resumo

Oficializado pela Organização das Nações Unidas em 1977, o Dia Internacional das Mulheres, celebrado todo dia 8 de março, reacende, em todas nós, a luta pela defesa dos direitos das mulheres. Essa luta, contra o sexismo e a desigualdade de gênero, há muito deixou de ser adstrita às questões laborais, e tem ganhado força em outros campos, como o da saúde. Assim como ocorre internamente no âmbito de determinados seios familiares, também no aspecto social a autonomia feminina por vezes encontra obstáculos. Isso ocorre, por exemplo, com o direito à liberdade de disposição sobre o próprio corpo conjugado ao direito a não reproduzir, ambos balizados pelo direito constitucional ao livre planejamento familiar. Recentemente o legislador pátrio avançou para viabilizar a construção de uma sociedade do cuidado, que prestigia a vontade da mulher quanto ao exercício da sua liberdade reprodutiva, desprendendo-a, cada vez mais, do poderio dos parceiros afetivos acerca da decisão de submeter-se ou não a cirurgia de laqueadura. Ainda assim, é preciso avançar no enfrentamento de outras temáticas circunscritas à defesa da saúde reprodutiva das mulheres, a exemplo da descriminalização do aborto, segundo os direitos fundamentais à autodeterminação pessoal, liberdade e intimidade.

Palavras-chave: Direitos da Mulher; Autonomia; Planejamento familiar; Saúde reprodutiva.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Itanaina Rechmann

Mestranda em Direito (PPGD-UFBA). Especialista em Direito Médico e Bioética (UNIFACS). Especialista em Direito Público (UNIFACS). Bacharela em Direito com Diploma de Honra ao Mérito (UNIFACS). Autora de artigos jurídicos e de capítulos de livros jurídicos. Membro do grupo de pesquisa CEBID/Jusbiomed - Direito, Bioética e Medicina (núcleo UNEB). Membro do grupo de pesquisa VIDA (PPGD-UFBA). Advogada no escritório Borel & Prates Advogados Associados. E-mail: itana.rechmann@hotmail.com.

Downloads

Publicado

2024-06-30

Como Citar

RECHMANN, I. BREVES NOTAS ACERCA DO EXERCÍCIO DA LIBERDADE DE PLANEJAMENTO FAMILIAR PELA MULHER. Revista Conversas Civilísticas, Salvador, v. 4, n. 1, p. 1–16, 2024. DOI: 10.9771/rcc.v4i0.60457. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/conversascivilisticas/article/view/60457. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

Direito Civil e Feminismos