A APLICAÇÃO DO PRINCÍPIO DA FUNÇÃO SOCIAL DO CONTRATO EM CONTRATOS ELETRÔNICOS DE REDES SOCIAIS E SEU PAPEL NA DEMOCRATIZAÇÃO DE DIREITOS FUNDAMENTAIS

Autores

  • Luis Henrique de Menezes Acioly Centro Universitário Ruy Barbosa

DOI:

https://doi.org/10.9771/rcc.v1i0.47143

Resumo

Partindo da constatação de que a internet e as redes sociais se tornaram parte do cotidiano da sociedade contemporânea, o que culmina no deslocamento de diversas situações jurídicas para o cyberspace, o presente artigo busca compreender o papel que essas plataformas de interação sociais possuem dentro de um ordenamento pautado pela dignidade da pessoa humana. Para tanto, se reconhece que há uma diversidade de bens e situações em trânsito nas redes sociais, denotando um caráter social que pode vir a pautar a democratização de direitos fundamentais. Destarte, faz-se mister revisitar a doutrina para compreender, além da posição que o usuário ocupa frente o provedor da aplicação, o alcance e interpretação da função social das relações contratuais, e como os bens em trânsito podem ser classificados em torno de uma essencialidade e da posição que ocupam no ordenamento pátrio.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2023-07-19

Como Citar

DE MENEZES ACIOLY, L. H. A APLICAÇÃO DO PRINCÍPIO DA FUNÇÃO SOCIAL DO CONTRATO EM CONTRATOS ELETRÔNICOS DE REDES SOCIAIS E SEU PAPEL NA DEMOCRATIZAÇÃO DE DIREITOS FUNDAMENTAIS. Revista Conversas Civilísticas, Salvador, v. 1, n. 2, p. 111–134, 2023. DOI: 10.9771/rcc.v1i0.47143. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/conversascivilisticas/article/view/47143. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Proteção de Dados e Direitos Digitais