Convergência tecnológica da rede social facebook: uma análise netnográfica da preferência de uso // TECHNOLOGICAL CONVERGENCE OF SOCIAL NETWORK FACEBOOK: A NETNOGRAPHIC ANALYSIS OF USER’S PREFERENCE

Autores

  • Naiara Silva Ferreira Universidade da Amazônia - UNAMA
  • Emílio José Montero Arruda Filho UNIVERSIDADE DA AMAZÔNIA - UNAMA
  • Rosa Maria Chaves Lima Universidade da Amazônia - UNAMA

DOI:

https://doi.org/10.9771/contemporanea.v12i1.8714

Resumo

Na atualidade, identifica-se uma intensa conexão e compartilhamento de conteúdos, gerando uma rede mundial de comunicação mediada por tecnologias da informação. Entre essas redes sociais, o Facebook vem se destacando, dado seu enfoque social e hedônico e seus padrões de uso tecnológico que conectam amplamente online e offline. Sendo assim, a presente pesquisa realizou uma análise qualitativa, com base netnográfica, sobre os usuários do Facebook, confrontando os valores de hedonismo e utilitarismo, a experiência anterior, a privacidade e a procrastinação com o dinâmico cenário tecnológico da rede social, visando analisar os diferentes contextos de uso inseridos nas percepções favoráveis a usabilidade dessa tecnologia e também as implicações contrárias e desmotivadoras de interação na rede social. Os resultados demonstram que os usuários do Facebook possuem diferentes preferências de uso, mas a principal motivação ainda é a diversão e o prazer, por outro lado, as preocupações concernentes à privacidade das informações estão entre as mais relevantes para desmotivação de permanência na rede.

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Biografia do Autor

Naiara Silva Ferreira, Universidade da Amazônia - UNAMA

Mestranda em Administração - UNAMA, Bolsista CAPES/PROSUP, Bacharel em Relações Internacionais.

Emílio José Montero Arruda Filho, UNIVERSIDADE DA AMAZÔNIA - UNAMA

Doutor em Marketing para Estratégia de Empresas pela Università Degli Studi di Bergamo(Itália). Professor da UNAMA.

Rosa Maria Chaves Lima, Universidade da Amazônia - UNAMA

Mestre em Administração (UNAMA) e Bacharel Comunicação Social - Publicidade e Propaganda

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Publicado

2014-05-26