O FÃ NA CULTURA DA DIVERGÊNCIA: HIERARQUIA E DISPUTA EM UMA COMUNIDADE ON-LINE // THE FAN IN DIVERGENCE CULTURE: HIERARCHY AND DISPUTE IN AN ONLINE COMMUNITY

Autores

  • Bruno Campanella UFF

DOI:

https://doi.org/10.9771/contemporanea.v10i3.6435

Palavras-chave:

Utilizando os resultados de uma etnografia midiática realizada em uma comunidade on-line de fãs do reality show Big Brother Brasil (BBB) este artigo discute algumas questões centrais acerca da “cultura da convergência”. As análises trazidas aqui apresenta

Resumo

Utilizando os resultados de uma etnografia midiática realizada em uma comunidade on-line de fãs do reality show Big Brother Brasil (BBB) este artigo discute algumas questões centrais acerca da “cultura da convergência”. As análises trazidas aqui apresentam um contraponto à ideia de que as dinâmicas entre fãs de produtos como o BBB necessariamente implicariam na formação de uma “inteligência coletiva”, conforme defendido por acadêmicos como Henry Jenkins e Pierre Lévy. Os fãs da versão nacional do formato, por exemplo, parecem estar mais preocupados com disputas por prestígio, hierarquia e capital subcultural do que com o desenvolvimento de um conhecimento comum, capaz de desafiar interesses econômicos e corporativos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bruno Campanella, UFF

Professor do departamento de Estudos Culturais e Mídia e membro do Programa de Pós-Graduação em Comunicação, ambos da Universidade Federal Fluminense (UFF). Doutor em Comunicação e Cultura pela Escola de Comunicação da UFRJ e mestre em Comunicação Transnacional e Mídia Global pelo Goldsmiths College, Universidade de Londres.

Publicado

2012-10-29