As guitarradas paraenses: um olhar sobre música, musicalidade e experiência cultural // The guitarradas from Pará: A look over music, musicianship and cultural experience

Autores

  • Fábio Fonseca de Castro Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.9771/contemporanea.v10i2.5817

Palavras-chave:

Guitarradas, Amazônia, Música

Resumo

O artigo discute a mediação cultural presente nas “guitarradas”, gênero musical paraense de expressivo sucesso popular, que tem sido midiatizado de maneira quotidiana e significativa no espaço regional. Observando a cena musical construída em torno das “guitarradas”, o artigo discute a dimensão sociocultural do fenômeno, percebendo como ele produz experiências coletivas sensíveis, estéticas, comunicativas e que, em consequência, impactam sobre a produção de narrativas identitárias, com sua inerente dimensão política. Para compreender esse fenômeno propõe-se uma abordagem centrada em dois elementos: a compreensão da cultura enquanto experiência intersubjetiva e enquanto processo de sociabilidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fábio Fonseca de Castro, Universidade Federal do Pará

Doutor em Sociologia pela Universidade de Paris 5 (Sorbonne Descartes). Pesquisador do Programa de Pós-graduação Comunicação, Cultura e Amazônia.

Downloads

Publicado

2012-07-17