Estratégias de Comunicação Política Online: Uma Análise do Perfil de José Serra no Twitter // Political Campaigns and Online Strategies: The case of the 2010 Brazilian Elections

Autores

  • Francisco Paulo Jamil Almeida Marques Universidade Federal do Ceará, Brasil
  • Fernando Wisse Oliveira Silva UFC
  • Nina Ribeiro Matos UFC

DOI:

https://doi.org/10.9771/contemporanea.v9i3.5663

Palavras-chave:

Democracia, Eleições, Internet, Campanhas online, Twitter

Resumo

O trabalho examina algumas das principais mudanças que as tecnologias digitais de comunicação trazem para o jogo político-eleitoral. Mais especificamente, verifica-se de que maneira o candidato à Presidência da República José Serra (PSDB) lançou mão do Twitter ao longo das eleições de 2010. O texto analisa as novas disposições e comportamentos que podem ser percebidos uma vez que os media digitais passam a desempenhar um papel importante no processo de captura do voto. Haveria modalidades inéditas de promoção das campanhas ou, na verdade, percebe-se uma continuidade na maneira de se abordar os eleitores? São investigadas as mensagens (tweets) postadas por José Serra (@joseserra_) durante os 15 dias que antecederam o 2º turno das eleições presidenciais (de 17 a 31 de outubro de 2010). A amostra empírica é baseada nas 221 mensagens publicadas pelo candidato no período escolhido. É possível apontar, por um lado, que o uso do Twitter se mostra importante (a) para promover a imagem pública de Serra; (b) para construir uma rede de apoiadores; e (c) para estimular modalidades informais de interação. Por outro lado, é perceptível o fato de que as estratégias eleitorais, mesmo no Twitter, continuam sendo condicionadas por concepções tradicionais do marketing político.

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Biografia do Autor

Francisco Paulo Jamil Almeida Marques, Universidade Federal do Ceará, Brasil

Francisco Paulo Jamil possui Graduação em Comunicação Social (Jornalismo) pela Universidade Federal do Ceará (2002), com certificado "Magna Cum Laude". É Mestre (2004) e Doutor (2008) em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia. Tem Pós-Doutorado concluído na Universidade Federal de Minas Gerais (2009), no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social (PRODOC/CAPES). Entre janeiro e dezembro de 2006, seguiu estágio de doutorando no exterior (modalidade "sanduíche") na Saint Louis University, Missouri, Estados Unidos (Department of Philosophy). É líder do Grupo de Pesquisa em Política e Novas Tecnologias (PONTE/UFC). É professor efetivo (Adjunto I) da Universidade Federal do Ceará e pesquisador credenciado (permanente) do PósCom (Mestrado em Comunicação da UFC). Tem projeto de pesquisa financiado pelo CNPq (Edital 002/2010). Organizou, juntamente com Wilson Gomes (UFBA) e Rousiley Maia (UFMG), o livro "Internet e Participação Política no Brasil" (Editora Sulina, 2011). Atua, especificamente, na área de Comunicação, Política e Tecnologia, examinando os seguintes temas: teoria democrática, deliberação pública, participação política, governo eletrônico, ciberdemocracia e demais aspectos relacionados aos new media.

Fernando Wisse Oliveira Silva, UFC

Aluno do Curso de Comunicação Social (habilitação em Jornalismo) da Universidade Federal do Ceará. Integrante do Grupo de Pesquisa em Política e Novas Tecnologias (PONTE/UFC).

Nina Ribeiro Matos, UFC

Aluna do Curso de Comunicação Social (habilitação em Jornalismo) da Universidade Federal do Ceará. Integrante do Grupo de Pesquisa em Política e Novas Tecnologias (PONTE/UFC).

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Publicado

2012-03-02

Edição

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