Análise da comunicação eleitoral – uma proposta metodológica para os estudos do HGPE // Analysis of election communication: a methodological approach for studies of HGPE

Autores

  • Luciana Panke UFPR
  • Emerson Cervi UFPR

DOI:

https://doi.org/10.9771/contemporanea.v9i3.5533

Palavras-chave:

comunicação política, comunicação eleitoral, HGPE.

Resumo

O artigo apresenta algumas formulações a respeito da pesquisa em comunicação eleitoral, tendo como parâmetros análises fundadas nas ciências da comunicação, da linguagem e da política. Propomos ferramentas para o estudo do Horário Gratuito de Propaganda Eleitoral (HGPE) que contemplem uma abordagem qualitativa amparada por dados quantitativos. Justifica-se esse tipo de proposta em função da centralidade que a televisão nos processos de socialização e difusão de posições sobre políticas públicas. Mesmo com a difusão do uso dos novos meios de comunicação, principalmente a partir das redes sociais digitais, a televisão continua marcando o início do “tempo da política” durante os períodos eleitorais brasileiros.

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Biografia do Autor

Luciana Panke, UFPR

Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFPR.

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Publicado

2012-03-27

Edição

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