Diante da dor, dentro da cena: outros pactos do olhar no fotojornalismo contemporâneo
DOI:
https://doi.org/10.9771/contemporanea.v8i1.3995Palavras-chave:
fotojornalismo, sofrimento, imaginação melodramáticaResumo
A proposta deste artigo é refletir sobre o modo como alguns exemplares do fotojornalismo tematizam as situações de sofrimento construindo uma espécie de releitura, a partir de uma relação muito próxima com certos elementos do melodrama. Compartilhando da concepção de “imaginação melodramática” de Peter Brooks (1995), que entende seu conceito para além da delimitação de um gênero ou da simples fixação de um modelo sistemático de narrativa, mas como um “modo de ver e experimentar o mundo”, o texto indica aspectos desta relação entre fotojornalismo e melodrama, na qual a figuração das personagens e sua ênfase nas histórias privadas assumem um tratamento tanto específico quanto especial nos veículos. Esta aproximação, contudo, além de solicitar um engajamento afetivo do olhar propõe, ao espectador, uma demarcação moral no modo como experimenta estas imagens.Downloads
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