Esfera pública e sistema midiático: tensões entre visibilidade e discutibilidade
DOI:
https://doi.org/10.9771/contemporanea.v8i1.3939Palavras-chave:
Esfera pública, Sistema Midiático, Democracia DeliberativaResumo
Esse artigo explora as vantagens e problemas que o destrinchamento conceitual da esfera pública em visibilidade e discutibilidade oferece para se interpretar as funções políticas dos media. No que diz respeito às vantagens, são destacadas as contribuições trazidas para se superar as perspectivas analíticas da tradição de pesquisa que ficou conhecida como mal estar midiático. Em relação aos problemas, o artigo questiona a afirmação de que o quadro teórico habermasiano da democracia deliberativa teria parca potencialidade empírica, já que a visibilidade seria mais influente do que a discutibilidade. Essa afirmação é colocada em suspeição tendo em vista que o quadro teórico em questão prevê, em seu modelo de circulação do poder, um intercruzamento entre diferentes âmbitos e arenas discursivas.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores que publicam nessa revista devem concordar com os seguintes termos relativos aos Direitos Autorais:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista Contemporanea e à Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.