Repensando o melodrama no contexto asiático: um estudo sobre a série televisiva sul-coreana Dae Jang Geum
DOI:
https://doi.org/10.9771/contemporanea.v6i1.3521Palavras-chave:
Melodrama, Série televisiva, Cultura asiáticaResumo
Apesar de ser normalmente considerado como um gênero artístico universal, o melodrama é pouco estudado no contexto dos paises de línguas asiáticas. Sendo este um conceito historicamente ocidental, pode-se questionar se ele é de fato adequado para definir as representações artísticas destes países. O presente artigo pretende argumentar que “melodrama” pode referir-se a uma produção artística oriental, desde que sejam observados alguns elementos específicos da cultura representada. Através da análise da série televisiva sul-coreana Dae Jang Geum, um fenômeno mundial de audiência, verificaremos quais sãos os elementos universais e os particulares do melodrama asiático.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores que publicam nessa revista devem concordar com os seguintes termos relativos aos Direitos Autorais:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista Contemporanea e à Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.