A Comunicação do Fórum Social Mundial

Autores

  • Maria Helena Weber

DOI:

https://doi.org/10.9771/contemporanea.v4i1.3483

Palavras-chave:

Espetáculo, Midiatização, Fórum Social Mundial

Resumo

O artigo aborda o Fórum Social Mundial (FSM), a partir da perspectiva da co¬municação abrigada numa esfera pública mundial. Desde 2001, anualmente, milhares de pessoas se reúnem para debater e defender o conceito transfor¬mado em slogan: um outro mundo é possível. Um mundo que contraria a or¬dem econômica internacional, através das ações, discursos e debates políticos, econômicos, sociais, culturais, ambientais do Fórum Social Mundial. Questões, movimentos, etnias, injustiças têm obtido visibilidade na mídia internacional, da mesma maneira que o funcionamento do FSM tem gerado espaços próprios de comunicação. Sua existência tem provocado, teórica e tecnicamente, o campo da política, da sociologia e o campo da comunicação, sendo este o limite do artigo. Entende-se que o FSM é um objeto de pesquisa privilegiado para a dis¬cussão dos conceitos de espetacularização, mediação e midiatização; as novas configurações da esfera pública; as redes de comunicação e as novas mídias; as relações estratégicas de poder entre mídia, política e sociedade e, a construção da imagem pública na visibilidade da cidadania.

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Biografia do Autor

Maria Helena Weber

Professora do Curso de Comunicação Social e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Doutora em Comunicação e Cultura (UFRJ).Mestre em Sociologia (UFRGS). Pesquisadora do CNPq. Vice-presidente da COMPÓS, Associação Nacional dos Programas de Pós-Gra¬duação em Comunicação (2003/2004). Autora do livro Comunicação e Espetáculos da Política (2000).

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Publicado

2009-07-22

Edição

Seção

Artigos