Por que tenho razão: branquitude, Estudos Culturais e a vontade de verdade acadêmica

Autores

  • Liv Sovik

DOI:

https://doi.org/10.9771/contemporanea.v3i2.3464

Palavras-chave:

Branquitude, Estudos Culturais, Música popular brasileira

Resumo

O trabalho almeja debater nossas vontades de verdade acadêmicas (Foucault), a partir da zona de influência dos Estudos Culturais de Stuart Hall e seu texto “O legado teórico dos Estudos Culturais”. Apresenta reflexões sobre o processo de uma pesquisa sobre a branquitude na mídia, particularmente a música popular, e os contextos em que seus principais textos foram produzidos. Expõe alguns avanços: conceitos elaborados de branquitude brasileira, uma proposta para a rediscussão da mestiçagem e um posicionamento sobre a comparação, que parece quase obrigatória, entre as relações raciais brasileiras e dos EUA. Analisa ainda alguns trabalhos elaborados durante a pesquisa sobre as identidades implícitas na música popular e propõe novas metáforas para o trabalho acadêmico.

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Biografia do Autor

Liv Sovik

Professora do Programa de Pós-graduação em Comunicação e Cultura da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Pesquisadora do CNPq.

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Publicado

2009-07-10

Edição

Seção

Artigos