Quem está olhando? Variações do público e do privado em weblogs, fotologs e reality shows
DOI:
https://doi.org/10.9771/contemporanea.v3i2.3461Palavras-chave:
Tecnologias de comunicação, Olhar, Público/privadoResumo
Este artigo analisa o estatuto do olhar do outro e o seu papel na reconfiguração dos limites entre o público e o privado nas práticas de exposição da intimidade em reality shows, weblogs e fotologs pessoais. Pretende-se compreender de que maneira as transformações recentes no papel do olhar do outro se articulam com as tecnologias de comunicação, mobilizando a exposição do que outrora se man¬tinha protegido do domínio público. A estratégia central do artigo é a de buscar nomear o que hoje representa esse olho ‘público’, o que ele encarna, exige ou incita, e de que maneira ele atua sobre os limites entre o que se mostra e o que se esconde. Tal análise pretende ainda lançar alguma luz sobre a subjetividade que se expressa e se produz nestas práticas.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores que publicam nessa revista devem concordar com os seguintes termos relativos aos Direitos Autorais:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista Contemporanea e à Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.