Desordem informacional e pânico: a nova guerra dos mundos via grupos de Whatsapp // Informational disorder and panic: the new war of the worlds via Whatsapp groups

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/contemporanea.v18i3.30762

Palavras-chave:

Whatsapp, Pânico, Desordem informacional Whatsapp, Panic, Informational Disorder

Resumo

O compartilhamento de informações por intermédio de grupos de Whatsapp define um novo formato de distribuição, resultando em diálogo diferente do público com a comunicação, no qual desaparecem os ciclos temporais, numa perspectiva intensa e caótica. Esta mudança no ecossistema da mídia tem proporcionado situações de pânico, em certos momentos. As pessoas acreditam na informação, independente da veracidade e mesmo quando têm a comprovação contrária, seguem acreditando. Este texto é resultado de investigação explicativa, bibliográfica e documental. O objetivo é fazer uma aproximação entre o episódio de A guerra dos mundos – encenação de invasão marciana, transmitida pelo rádio, em 1938, nos Estados Unidos, e que levou a população americana ao pânico – e episódios recentes relacionados à troca de mensagens por grupos no aplicativo Whatsapp. A problematização aqui passa pela observação de dois cenários distintos, com um intervalo significativo de tempo, mas com reações semelhantes de parte do público. O que determina reações semelhantes, em contextos teoricamente distintos? Sugestibilidade, ausência de referências mentais estáveis e influência da comunidade são aspectos comuns e que se mantém ao longo da história? A transformação da tecnologia, do rádio em 1938, aos aplicativos via smartphones, amplifica estes comportamentos, com características muito próximas? Estas são algumas questões sobre as quais este texto pretende investigar e refletir. The sharing of information through Whatsapp groups defines a new distribution format, resulting in a different dialogue between the public and the communication, in which time cycles disappear, in an intense and chaotic perspective. This change in the media ecosystem has given rise to panic situations at certain times. People believe in information, regardless of its veracity and even when they have the opposite proof, they still believe. This text is the result of explanatory, bibliographic and documentary research. The goal is to bring together the episode of The War of the Worlds - a staging of Martian invasion, broadcast on the radio in 1938 in the United States, which caused the American population to panic - and recent episodes related to the exchange of messages by groups on the Whatsapp app. The problematization here involves observing two different scenarios, with a significant interval of time, but with similar reactions on the part of the public. What determines similar reactions, in theoretically different contexts? Suggestibility, absence of stable mental references and influence of the community are common aspects that have been maintained throughout history? Does the transformation of technology, from radio in 1938, to applications via smartphones, amplify these behaviors, with very similar characteristics? These are some questions that this text intends to investigate and reflect on.

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Biografia do Autor

Mágda Rodrigues da Cunha, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Professora e pesquisadora no Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social, da Escola de Comunicação, Artes e Design, PUCRS. Professor and researcher in the Graduate Program, at the Social Communication, School of Communication, Arts and Design, PUCRS.

Eduardo Campos Pellanda, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Professor e pesquisador no Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social, da Escola de Comunicação, Artes e Design, PUCRS. Professor and researcher in the Graduate Program, at the Social Communication, School of Communication, Arts and Design, PUCRS.

Rodrigo Muzell, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social, da Escola de Comunicação, Artes e Design, PUCRS. Master Degree by the Graduate Program, at the Social Communication, School of Communication, Arts and Design, PUCRS.

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Publicado

2021-03-11

Edição

Seção

Artigos