Diversas temporalidades nos discursos televisivos sobre a morte: aferições sobre a tragédia da chapecoense no Jornal Nacional // Multiple temporalities in televised discourses on death: reflections about the chapecoense tragedy in Jornal Nacional

Autores

  • MICHELE NEGRINI UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS

DOI:

https://doi.org/10.9771/contemporanea.v17i2.26211

Resumo

Este estudo tem como foco a realização de uma reflexão sobre as diversas temporalidades que perpassam a constituição das narrativas sobre a morte no Jornal Nacional. Para tanto, vamos observar a cobertura do telejornal à tragédia com o voo da companhia aérea LaMia, ocorrida no dia 29 de novembro de 2016, que levava a delegação da Associação Chapecoense de Futebol para a disputa da final da Copa Sul-Americana na Colômbia. Em nível teórico-metodológico, vamos observar as diversas temporalidades nas narrativas sobre a morte no Jornal Nacional acionando olhares dos Estudos Culturais, através das perspectivas do gênero televisivo como categoria cultural e de estrutura de sentimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

MICHELE NEGRINI, UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS

Jornalista. Doutora em Comunicação pela PUCRS. Tem Pós-doutorado pela UFBA, no programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas. Professora da Universidade Federal de Pelotas. Integrante do núcleo de pesquisadores do Grupo Interinstitucional de Pesquisa em Telejornalismo (GIPTele).

Downloads

Publicado

2019-08-28

Edição

Seção

Artigos