A voz e o microfone: uma análise de Partido alto, documentário de Leon Hirszman // The voice and the microphone: an analysis of Partido Alto, a documentary by Leon Hirszman

Autores

  • Sérgio Puccini Universidade Federal de Juiz de Fora

DOI:

https://doi.org/10.9771/contemporanea.v17i2.25811

Palavras-chave:

Som, Voz, Leon Hirszman, Documentário Brasileiro.

Resumo

O artigo apresenta uma análise do curta metragem Partido alto, de Leon Hirszman, abordando aspectos ligados a sua construção discursiva e, em especial, o uso da voz. O documentário possui sua estrutura marcada por apenas duas situações de filmagem, as rodas de samba de Candeia e Manacéa. Como opção de montagem prevalecem longos planos-sequência com respeito quase total à sincronia entre som e imagem. Ao mesmo tempo, o documentário faz uso de uma locução fora de campo que, embora ocupe um pequeno trecho, possui importância decisiva para a construção estilística do filme.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sérgio Puccini, Universidade Federal de Juiz de Fora

Sérgio Puccini é professor do Bacharelado em Cinema e Audiovisual e do Programa de Pós-Graduação em Artes Cultura e Linguagens da Universidade Federal de Juiz de Fora, MG. Doutor e Mestre em Cinema pelo Programa de Pós-Graduação em Multimeios, Instituto de Artes/UNICAMP.

Downloads

Publicado

2019-08-28

Edição

Seção

Artigos