Transformações no sentido de trauma: uma análise das manifestações do discurso terapêutico no programa Encontro com Fátima Bernardes // Transformations in the meaning of trauma
DOI:
https://doi.org/10.9771/contemporanea.v16i3.25186Palavras-chave:
televisão, talk show, trauma, discurso terapêutico, autoestima.Resumo
O objetivo deste artigo é analisar as manifestações do discurso terapêutico no Encontro com Fátima Bernardes entre 2012 e 2015. Por meio da pesquisa no acervo digital do programa no período, tomou-se como corpus de análise as inserções com a participação de especialistas da área de saúde (médicos, psicólogos e psicanalistas). Nesse ponto, o artigo busca especificar os modos de definição e classificação determinadas experiências ordinárias como traumáticas. A abordagem analítica do material coletado é a etnografia da produção midiática, que busca observar a materialização de determinados valores culturais em produtos, rotinas e processos de uma dada mídia. Numa cultura marcada pelo discurso terapêutico, o trauma se reinscreve como aquilo que se supera, afirmando capacidade individual de autoestima e de autoaprimoramento. No programa, os sofredores devem ser exemplos de sobrevivência aos infortúnios da vida cotidiana.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores que publicam nessa revista devem concordar com os seguintes termos relativos aos Direitos Autorais:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista Contemporanea e à Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.