Memorias visuais sobre mulheres negras na recepção fílmica // Visual memories on black women in filmic reception
DOI:
https://doi.org/10.9771/contemporanea.v16i2.23408Palavras-chave:
recepção fílmica, gênero e raça, mulheres negrasResumo
Este trabalho investiga as memórias visuais sobre mulheres negras que emergem a partir da recepção do filme Bendito Fruto (Sérgio Goldenberg, 2004), realizada em grupos de discussão por meio da aplicação do modelo codificação/decodificação de Stuart Hall. Analisa assim a relação de força entre os sentidos instituídos, como a predominância de imagens e lugares sociais pré-estabelecidos às mulheres negras e a capacidade de, a partir de suas experiências pessoais e de identificações afetivas com outras produções audiovisuais, elaborar significações de reconhecimento e afirmação identitária.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores que publicam nessa revista devem concordar com os seguintes termos relativos aos Direitos Autorais:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista Contemporanea e à Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.