Memorias visuais sobre mulheres negras na recepção fílmica // Visual memories on black women in filmic reception

Autores

  • Ceiça Ferreira (Conceição de Maria Ferreira Silva) Universidade Estadual de Goiás - UEG

DOI:

https://doi.org/10.9771/contemporanea.v16i2.23408

Palavras-chave:

recepção fílmica, gênero e raça, mulheres negras

Resumo

Este trabalho investiga as memórias visuais sobre mulheres negras que emergem a partir da recepção do filme Bendito Fruto (Sérgio Goldenberg, 2004), realizada em grupos de discussão por meio da aplicação do modelo codificação/decodificação de Stuart Hall. Analisa assim a relação de força entre os sentidos instituídos, como a predominância de imagens e lugares sociais pré-estabelecidos às mulheres negras e a capacidade de, a partir de suas experiências pessoais e de identificações afetivas com outras produções audiovisuais, elaborar significações de reconhecimento e afirmação identitária.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ceiça Ferreira (Conceição de Maria Ferreira Silva), Universidade Estadual de Goiás - UEG

Doutora em Comunicação pela Universidade de Brasília – UnB. Professora e pesquisadora do Curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Estadual de Goiás – UEG.

Downloads

Publicado

2018-10-07

Edição

Seção

Artigos