De vítimas, testemunhos e memórias: composições da narrativa do trauma no documentário Atos dos Homens // Victims, testimonies and memories: compositions of the narrative of the trauma in the documentary Atos dos Homens
DOI:
https://doi.org/10.9771/contemporanea.v16i3.22774Palavras-chave:
Documentário. Testemunho. Trauma.Resumo
Atos dos homens (Kiko Goifman, 2006) é um documentário que trata da vida na Baixada Fluminense, especialmente nas cidades de Nova Iguaçu e Queimados, após uma chacina encabeçada por policiais militares que resultou na morte de 29 pessoas. Por meio desse filme, este trabalho quer debater as composições de narrativas do trauma no documentário brasileiro, concentrando-se na análise de testemunhos e depoimentos fornecidos pela “ralé brasileira” (SOUZA, 2009). O texto está dividido em duas partes: a primeira se volta para o papel da narrativa na discussão sobre o cinema documental e para o conceito de trauma apontado pelo corpus. Num segundo momento, identifica e discute os subsídios para constituição dessa narrativa, em que se sobressai a revisão da noção de vítima, as lacunas do testemunho e a formação de uma memória.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores que publicam nessa revista devem concordar com os seguintes termos relativos aos Direitos Autorais:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista Contemporanea e à Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.