Mapeando os Caminhos do Jornalismo Transmídia: a morte de Teori Zavascki em Zero Hora e nas interações dos leitores // Mapping the Paths of Transmedia Journalism: the death of Teori Zavascki in Zero Hora and in readers’ interactions
DOI:
https://doi.org/10.9771/contemporanea.v15i3.21598Palavras-chave:
jornalismo, narrativa transmidiática, redes sociaisResumo
A possibilidade de distribuição multiplataforma vem trazendo transformações em todas as etapas do processo jornalístico. Mapear esses múltiplos caminhos pode ser um desafio na medida em que envolve rastrear diferentes plataformas, bem como a produção de diferentes atores. Isso porque, para além da notícia, o ambiente digital permite ainda a circulação de comentários, respostas e reações de leitores, em especial através dos espaços disponibilizados pelas redes sociais na internet. Com base nesse cenário, o artigo propõe a realização de análise das estratégias da narrativa transmidiática no jornalismo considerando-se o papel das interações com os públicos nessas ações. Para isso, aplica técnica de análise composta pelo mapeamento dos caminhos da estratégia de narrativa transmidiática de Zero Hora na cobertura da morte de Teori Zavascki que se completa com a verificação das trocas entre os leitores geradas a partir desses caminhos originalmente disponibilizados pelo veículo. Resultados apontam para uma complementaridade entre meios, com diferentes conteúdos circulando nos diferentes pontos de acesso à franquia. As interações dos leitores também diferem em cada espaço, com diferentes graus de contribuição e visibilidade.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores que publicam nessa revista devem concordar com os seguintes termos relativos aos Direitos Autorais:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista Contemporanea e à Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.