TIPOS DE INOVAÇÃO NAS EMPRESAS INFORMATIVAS E A RELEVÂNCIA DA DIMENSÃO SOCIAL // TYPES OF INNOVATION IN NEWS MEDIA COMPANIES AND THE SOCIAL DIMENSION RELEVANCE

Autores

  • Egle Müller Spinelli Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM-SP)

DOI:

https://doi.org/10.9771/contemporanea.v15i1.21502

Palavras-chave:

jornalismo, inovação, empresas informativas.

Resumo

Este artigo traz uma reflexão sobre categorias de inovação que podem ser implementadas nas empresas informativas para estabelecer novas lógicas de execução de produtos e serviços jornalísticos condizentes com os valores mutantes requisitados por uma sociedade digitalizada. Para tanto, são contextualizadas quatro tipos de inovações estabelecidas no Manual de Oslo – organizacional, de marketing, de processo e de produto –, juntamente com outros referenciais teóricos sobre o tema, para verificar processos de aplicabilidade de inovações com o intuito de gerar alternativas e melhorias nos diversos setores da cadeia produtiva jornalística. Um quinto tipo de inovação, a social, é descrita como um processo intrínseco às demais por promover tanto o envolvimento como o entendimento das necessidades da audiência. Essa inovação social é considerada, neste estudo, um fator primordial para a implantação dos outros tipos de inovação no ecossistema do jornalismo digital.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Egle Müller Spinelli, Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM-SP)

Doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo. Docente do curso de Jornalismo e do programa de Mestrado Profissional em Produção Jornalística e Mercado da Escola Superior de Propaganda em Marketing (ESPM-SP).

Downloads

Publicado

2017-06-29