ENTRE A TELA E O CAMPO: A ‘COMPETENTE’ GESTÃO EMPRESARIAL DOS AFETOS NA ESCOLA DO AMOR // BETWEEN THE SCREEN AND THE FIELD: THE “SKILLFUL” BUSINESS MANAGEMENT OF AFFECTIONS IN THE LOVE SCHOOL

Autores

  • Karla Macena Patriota Universidade Federal de Pernambuco
  • Emanuelle Brandão Rodrigues Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

DOI:

https://doi.org/10.9771/contemporanea.v15i1.17302

Palavras-chave:

Gestão econômica, Casamento-empresa, The Love School

Resumo

O desafio prioritário que nos moveu na produção deste texto, fruto de uma pesquisa maior iniciada em 2014, é o de mostrar como o discurso sobre os afetos, na Igreja Universal do Reino de Deus – IURD, segue a mesma lógica da economia de mercado. Para isso, lançamos mão de uma abordagem sociodiscursiva (que vê o campo como elemento-chave) que nos permitiu analisar as técnicas empregadas pelo casal Cardoso (apresentadores da Escola do Amor) como meios para se alcançar determinados fins, principalmente a partir de noções recorrentes no mundo corporativo e que seguem a lógica da felicidade institucionalizada pelos sistemas especializados da contemporaneidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Karla Macena Patriota, Universidade Federal de Pernambuco

Doutora em Sociologia e mestre em Comunicação. Professora do PPGCOM da Universidade Federal de Pernambuco - UFPE.

Emanuelle Brandão Rodrigues, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Mestre em Comunicação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e bacharela em Comunicação Social – Relações Públicas pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal).

Downloads

Publicado

2017-06-29