NOTÍCIAS DA AMAZÔNIA: A CULTURA JORNALÍSTICA DAS TELEVISÕES BRASILEIRA E PORTUGUESA // NEWS FROM AMAZON: THE JOURNALISTIC CULTURE OF BRAZILIAN AND PORTUGUESE TELEVISIONS

Autores

  • Lúcia Helena Mendes Pereira Universidade Federal do Tocantins

DOI:

https://doi.org/10.9771/contemporanea.v15i1.16823

Palavras-chave:

Teoria Pós-colonial. Amazônia. Jornalismo Ambiental.

Resumo

Essa investigação identifica e procura os fatores políticos e culturais que impedem ou promovem a prática democrática do Jornalismo hegemônico nas televisões portuguesa e brasileira sobre o território brasileiro conhecido como “Amazônia Legal” – conceito político-estratégico com fins econômicos, forjado pelo governo do Brasil. O foco desse estudo são os critérios de noticiabilidade proferidos pelas comunidades interpretativas da Televisão e Rádio de Portugal – TV RTP – e pela Rede Globo de Televisão – TV Globo, entre os anos de 2005 e 2011, como importantes fatores, tanto para a manutenção do exercício da colonialidade de poder (QUIJANO, 1991, 1993, 1994) como para a evocação de práticas democratizantes no imaginário social sobre o debate da crise ambiental. Trata-se assim, de uma reflexão crítica assentada na Teoria Pós-colonial, dos Estudos Culturais, dos valores ético-culturais da produção jornalístico-televisiva generalista de quatro jornais diários na televisão portuguesa e um jornal diário da televisão brasileira. O método seguido foi o Estudo de Caso Extendido (BURAWOY, 1998) combinado com a Etnografia Multi-Situada (MARCUS, 1998). Como resultado, apresenta os fatores hegemônicos atuantes nas notícias de ambas as televisões e as insurgências contra-hegemônicas apreendidas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lúcia Helena Mendes Pereira, Universidade Federal do Tocantins

É doutora em Sociologia pelo Centro de Estudos Sociais – CES – da Universidade de Coimbra - UC, em Portugal; mestre em Comunicação, Imagem e Informação, pela Universidade Federal Fluminense, UFF-RJ. É professora adjunta do Curso de Jornalismo da Universidade Federal do Tocantins, UFT, no Brasil. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Filosofia da Comunicação no mundo globalizado, atuando principalmente nos seguintes temas: ética; comunicação comunitária; jornalismo ambiental; comunicação, cultura e política.

Downloads

Publicado

2017-06-29