O espetáculo da moda... Entre as modulações da própria aparência e a captura do olhar do outro // the spectacle of fashion... Between the modulations of self appearance and the capture of other’s glance

Autores

  • Dilermando Gadelha Universidade Federal do Pará, Programa de Pós-Graduação Comunicação, Cultura e Amazônia
  • Otacílio Amaral Filho Universidade Federal do Pará, Programa de Pós-Graduação Comunicação, Cultura e Amazônia
  • Regina Lúcia Alves de Lima Universidade Federal do Pará, Programa de Pós-Graduação Comunicação, Cultura e Amazônia

DOI:

https://doi.org/10.9771/contemporanea.v14i3.14767

Palavras-chave:

Moda, Espetáculo, Aparência.

Resumo

O artigo apresenta uma reflexão que busca colocar em relação os âmbitos da moda e do espetáculo. A partir do entrelaçamento dessas duas noções buscamos perceber como a moda, sendo também ela um espetáculo, atua em pelo menos dois momentos: o de modulação de nossa própria aparência e o do estabelecimento de relações a partir da captura do olhar do Outro. Como exemplo das reflexões teóricas empreendidas utilizamos as indumentárias da cantora paraense Gaby Amarantos.

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Biografia do Autor

Dilermando Gadelha, Universidade Federal do Pará, Programa de Pós-Graduação Comunicação, Cultura e Amazônia

Mestre em Ciências da Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação Comunicação, Cultura e Amazônia (PPGCOM-UFPA). É bacharel em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo (2013), pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Realizou estágio na Assessoria de Comunicação da UFPA (ASCOMUFPA) durante o período de abril de 2010 a fevereiro de 2012. Ainda no primeiro semestre de 2012 realizou intercâmbio acadêmico na Universidade do Porto, em Portugal, com bolsa concedida pelo programa Santander Universidades. Foi bolsista de Iniciação Científica UFPA (2012-13), no projeto Análise de Conteúdos Audiovisuais Midiáticos na Amazônia, vinculado à Faculdade de Comunicação da UFPA e integrante do projeto Análise dos Processos de Produção e Recepção de Conteúdos Audiovisuais Midiáticos Veiculados nas Emissoras de Televisão da Região Norte, financiado pelo CNPQ e pela Capes. É membro do Grupo de Estudos Mediações, Discurso e Sociedades Amazônicas (GEDAI) Interessa-se pelas áreas da pesquisa em Moda; Fashion Studies; Moda e Comunicação; Epistemologia da Comunicação; Análise do Discurso; Audiovisual.

Otacílio Amaral Filho, Universidade Federal do Pará, Programa de Pós-Graduação Comunicação, Cultura e Amazônia

Graduado em Estudos Sociais pela Universidade Federal do Pará(1974); Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Pará (1984) e graduação em Comunicação Social Habilitação em Publicidade pela Universidade Federal do Pará (1985), mestrado em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia (2002) e doutorado no Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido no Núcleo de Altos Estudos Amazônicos - NAEA da Universidade Federal do Pará (2008). Desde 1986 ensina, pesquisa e orienta na área de comunicação na Universidade Federal do Pará atuando principalmente com comunicação e cultura na Amazônia, cibercultura, consumo, mídia, política e espetáculo.

Regina Lúcia Alves de Lima, Universidade Federal do Pará, Programa de Pós-Graduação Comunicação, Cultura e Amazônia

Possui graduação em Publicidade (1983) e graduação em jornalismo (1985) pelo curso de Comunicação Social da Universidade Federal do Pará , especialização em Teoria e Metodologia da Comunicação pela Universidade Federal do Pará (1992), mestrado (1995) e doutorado (2001) em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro . Foi chefe de Departamento do Curso de Comunicação Social da Universidade Federal do Pará (2001-2002). Foi Presidente da Fundação de Radiodifusão do Pará (2007 a 2010). Foi presidente da Associação Brasileira das Emissoras Públicas, Educativas e Culturais - ABEPEC (2009 a 2010). Foi Ouvidora-Geral da Empresa Brasil de Comunicação - EBC (2011-2013). Em 2013, foi cedida à Secretaria Geral da Presidência. Atualmente é Ouvidora do Ministério da Cultura e professora Associada I da Universidade Federal do Pará e do programa de Pós-graduação em Comunicação, Cultura e Amazônia. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Política e Comunicação, atuando principalmente nos seguintes temas: comunicação pública, comunicação e cidadania, comunicação, audiovisual e televisão pública. Coordena, na Universidade Federal do Pará, os projetos de pesquisa: Análise dos processos de produção e recepção de conteúdos audiovisuais e Análise de conteúdos Audiovisuais midiáticos na Amazônia, que resultaram na publicação, em 2014, de cinco artigos: O ser paraense no discurso do Carimbo e do Brega; Para além do sensacionalismo: dimensões identitárias e jornalismo na mídia; Amazônia e discurso da modernidade e urbanidade em audiovisual; Barbarela Amazônica, Amazônia paraense: imagens de Gaby Amarantos e Cidades Amazônicas: representações e ressignificações. Autora dos livros: Vozes em cena: análise das estratégias discursivas da mídia sobre os escândalos políticos e 60 anos de Televisão Aberta no Brasil. Publicou, em 2014,dois capítulos de livro : O Brasil nas ruas: uma análise da cobertura midiática da EBC sobre a jornada de junho. Componente do projeto de pesquisa Jovens em tempo de convergência: pesquisas exploratória de recepção dos usos e apropriações dos recursos multi-midiáticos realizados pelos jovens do estado do Pará.

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Publicado

2016-12-21

Edição

Seção

Artigos