Ética e transformações no Jornalismo – a persistência de antigos dilemas frente à inserção tecnológica // Ethics and transformation in journalism: the persistence of old dilemmas in front technological insertion
DOI:
https://doi.org/10.9771/contemporanea.v14i2.14349Palavras-chave:
Jornalismo, tecnologia, éticaResumo
A inserção da tecnologia na produção do Jornalismo sempre veio acompanhada de discussões éticas. Com o uso intensivo da internet nos procedimentos de obtenção da informação, a discussão se acirra. E acaba monopolizando o debate sobre ética e Jornalismo. Essa predominância da discussão sobre ética e Jornalismo, quando presente a vertente tecnológica, não é de agora. A última atualização do Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros ocorreu em 2007, e foi motivada pela discussão específica sobre a utilização da câmara oculta enquanto artefato no processo de investigação jornalística. E como ficam os demais ‘deslizes éticos’? Para além da inserção tecnológica, o Jornalismo continua propiciando momentos em que o profissional se depara com dilemas éticos. É na tentativa de se estabelecer uma ‘cartografia’ desses momentos, em um ambiente de transformações, que esse artigo trata. Entrevistamos 15 profissionais jornalistas com atuação no mercado de trabalho de Fortaleza. Os resultados das análises apontam a influência limitada das novas tecnologias enquanto elemento definidor da postura ética do jornalista frente a seus procedimentos de apuração. Ao mesmo tempo, identificam persistências de dilemas éticos anteriores à utilização das novas tecnologias enquanto ferramentas utilizadas nos procedimentos de apuração do Jornalismo.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores que publicam nessa revista devem concordar com os seguintes termos relativos aos Direitos Autorais:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista Contemporanea e à Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.