Expressões de ódio nos sites de redes sociais: o universo dos haters no caso #eunãomereçoserestuprada // Expressions of hatred on social networking sites: the universe of haters in the case #eunãomereçoserestuprada

Autores

  • Adriana Amaral UNISINOS
  • Michele Coimbra UNISINOS

DOI:

https://doi.org/10.9771/contemporanea.v13i2.14010

Palavras-chave:

haters, expressões de ódio, sites de redes sociais

Resumo

O presente artigo tem como objetivo entender como se dá a apropriação dos haters nos sites de redes sociais e, também, porque eles utilizam esses sistemas simbólicos para disseminar discursos de ódio e da violência simbólica que, consequentemente, irão contribuir diretamente para a exposição e intensificação dos estigmas sociais nesses ambientes. A análise do comportamento disruptivo dos haters será feita a partir das teorias da violência simbólica (BOURDIEU, 1989), dos estigmas sociais (GOFFMANN, 2008) e do ódio (LEBRUN, 2008) e, posteriormente, será analisado como essas concepções podem se relacionar com as teorias dos sites de redes sociais. Por último, realizamos um estudo de caso da campanha #eunãomereçoserestuprada, que foi realizada a partir dos sites de redes sociais, para compreender como os haters se inserem nesses sistemas.

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Biografia do Autor

Adriana Amaral, UNISINOS

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Michele Coimbra, UNISINOS

Pós-graduada na Especialização em Cultura Digital e Redes Sociais pela Unisinos - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2014). Bacharel em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Católica de Pelotas (2012). Atualmente, cursando Programação em Jogos Digitais pela Uniritter. Tem experiência na área de comunicação e atua no desenvolvimento de jogos independentes com foco no universo feminino

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Publicado

2015-09-22