Cultura, juventude e consumo midiático: um estudo exploratório das práticas comunicativas de jovens em Ponta Grossa/PR // Culture, youth and media consumption: an exploratory study of the communicative practices of young people in Ponta Grossa/PR
DOI:
https://doi.org/10.9771/contemporanea.v13i1.13185Palavras-chave:
consumo cultural, mídia, juventude, convergência tecnológica.Resumo
O artigo propõe uma reflexão sobre consumo cultural e juventude, a partir da análise do acesso e da apropriação tecnológica de jovens residentes em Ponta Grossa/PR, obtidos por meio de questionários e acompanhamento de páginas no facebook no período de setembro de 2013 a janeiro de 2014. Com base em uma perspectiva conceitual que reconhece o consumo como atividade social e ativa atravessada por lógicas de pertencimento, são apresentados dados nacionais sobre consumo cultural que embasam uma contextualização sobre as práticas de consumo no contexto local. O trabalho é resultado da pesquisa “Consumo midiático e juventude em tempos de convergência”, desenvolvida por diversas instituições de ensino no Brasil que integram a Rede de Pesquisa Brasil Conectado.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores que publicam nessa revista devem concordar com os seguintes termos relativos aos Direitos Autorais:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista Contemporanea e à Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.