Crise de modelos, adaptações tecnológicas e desafios do campo jornalístico // MODELS CRISIS, TECHNOLOGICAL ADAPTATIONS AND THE CHALLENGESR TO THE JOURNALISTIC FIELD

Autores/as

  • Sergio Luiz Gadini UEPG

DOI:

https://doi.org/10.9771/contemporanea.v12i1.9808

Palabras clave:

Campo jornalístico. Hábitos profissionais. Convergência tecnológica.

Resumen

Entre as angústias mais frequentes no meio profissional e acadêmico em Jornalismo está um questionamento central sobre o futuro da profissão. É, em princípio, uma pergunta sem resposta imediata, que passa pelos complexos meandros instituintes do ‘fazer’ jornalístico frente às constantes transformações técnico-informacionais que afetam diariamente hábitos, práticas e estratégias de produção no jornalismo contemporâneo. A expressão crise parece marcar o cotidiano do campo jornalístico, ainda que as principais indicações apontem para a superação dos modelos convencionais de emissão a partir de um único pólo, desconsiderando a propagada interação midiática. O texto apresenta dados e indicadores para situar o jornalismo em novos cenários e antigas limitações. Em seguida, são apresentados elementos contextuais sobre o cenário de mídia no País, buscando apontar alguns desafios e possibilidades de atuação jornalística, bem como situar experiências que indicam novos modos de produção no jornalismo.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Sergio Luiz Gadini, UEPG

Professor do Programa de Pós-Graduação (Mestrado) em Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Paraná, Brasil.

Publicado

2014-05-26