Movimentos em rede e ocupação do espaço público: limites e possibilidades ante a crise do jornalismo // NETWORK MOVEMENTS AND OCCUPATION OF PUBLIC SPACE: LIMITSS AND POSSIBILITIES AGAINST THE JORNALIM'S CRISIS

Autores/as

  • Felipe Moura de Oliveira Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos
  • Ronaldo Cesar Henn Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos

DOI:

https://doi.org/10.9771/contemporanea.v12i1.9807

Palabras clave:

Jornalismo, redes, ciberacontecimento, crise, Folha de S. Paulo.

Resumen

O artigo reflete sobre a significação dos acontecimentos suscitados pelos movimentos em rede que levaram milhões de pessoas às ruas no Brasil em 2013. O foco são tensões com as quais convive o jornalismo como mediador do espaço público diante de outros cenários de construção do acontecimento. E a discussão é animada por inferências de-correntes de pesquisa exploratória na redação do jornal Folha de S. Paulo, em São Paulo (SP), de 13 a 24 de junho, quando as mobilizações sociais foram mais intensas. Uma aná-lise calcada na linguagem, na tentativa de compreender as implicações do que postula-se ser uma crise sistêmica que o jornalismo atravessa com a emergência de novos sujeitos que intervêm na realidade social a partir das redes digitais. Defende-se, nesse contexto, que o momento é de revisão dialética das práticas historicamente convencionadas pelo campo. Apontar limites e possibilidades é a que este exercício pode contribuir.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Felipe Moura de Oliveira, Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos

Mestre em Ciências da Comunicação, na linha de pesquisa de Linguagem e Práticas Jornalísticas, pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) e doutorando na mesma instituição. Membro do Grupo de Pesquisa Estudos em Jornalismo (CNPq). Graduado em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo e aluno do curso de graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Foi repórter correspondente do jornal Correio do Povo no Vale do Sinos (RS), gerente de redação do Portal novohamburgo.org e diretor de conteúdo na Versão Final Comunicação. Experiência também em revista e televisão.

Ronaldo Cesar Henn, Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos

Possui graduação em Comunicação Social Habilitação em Jornalismo pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1984), mestrado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1994) e doutorado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2000). Atualmente é professor adjunto da Universidade do Vale do Rio dos Sinos e atua como pesquisador no PPG em Ciências da Comunicação, com pesquisas que abordam a produção de acontecimento nas redes sociais digitais com foco nas mobilizações de ocupação global, movimentos comportamentais e outras narratividades de segmentos sociais em situação de vulnerabilidade. Tem orientações concluídas em trabalhos conclusão de graduação, iniciação científica, mestrado e doutorado. Participa do GT Estudos do Jornalismo da Compós (foi coordenador e vice entre 2009 e 2012) e do GP Semiótica da Comunicação da Intercom. É membro do Conselho Científico da Sociedade Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo. É autor de Pauta e Notícia, uma abordagem semiótica (Canoas: Ulbra, 1996) e Os Fluxos da notícia (São Leopoldo: Unisinos, 2002).

Publicado

2014-04-09