Movimentos em rede e ocupação do espaço público: limites e possibilidades ante a crise do jornalismo // NETWORK MOVEMENTS AND OCCUPATION OF PUBLIC SPACE: LIMITSS AND POSSIBILITIES AGAINST THE JORNALIM'S CRISIS
DOI:
https://doi.org/10.9771/contemporanea.v12i1.9807Palabras clave:
Jornalismo, redes, ciberacontecimento, crise, Folha de S. Paulo.Resumen
O artigo reflete sobre a significação dos acontecimentos suscitados pelos movimentos em rede que levaram milhões de pessoas às ruas no Brasil em 2013. O foco são tensões com as quais convive o jornalismo como mediador do espaço público diante de outros cenários de construção do acontecimento. E a discussão é animada por inferências de-correntes de pesquisa exploratória na redação do jornal Folha de S. Paulo, em São Paulo (SP), de 13 a 24 de junho, quando as mobilizações sociais foram mais intensas. Uma aná-lise calcada na linguagem, na tentativa de compreender as implicações do que postula-se ser uma crise sistêmica que o jornalismo atravessa com a emergência de novos sujeitos que intervêm na realidade social a partir das redes digitais. Defende-se, nesse contexto, que o momento é de revisão dialética das práticas historicamente convencionadas pelo campo. Apontar limites e possibilidades é a que este exercício pode contribuir.Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Os autores que publicam nessa revista devem concordar com os seguintes termos relativos aos Direitos Autorais:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista Contemporanea e à Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.