(Re) categorizando a política e a internet no Brasil: uma investigação com um grupo de estudantes universitários // RE(CATEGORIZING) POLITICS AND INTERNET IN BRAZIL: A RESEARCH ON A GROUP OF GRADUATE STUDENTS
DOI:
https://doi.org/10.9771/contemporanea.v11i2.9075Palabras clave:
Internet, Política, Política DigitalResumen
Nos últimos anos, percebemos uma série de mudanças ocorrendo de forma acelerada. Valores, comportamentos e percepções, tanto individuais como coletivas, têm sido remodeladas, sobretudo pelas Tecnologias da Informação e Comunicação, em especial a Internet que estaria causando uma revolução em particular. O objetivo deste estudo é qualificar o que é política no espaço da Internet a partir da categorização de uma pesquisa de âmbito nacional chamada TIC domicílios. Constata-se que a política na categorização da TIC domicílios possui um escopo limitado. Realiza-se uma recategorização, baseada em apontamentos da literatura, sobre o que é a política nos indicadores da TIC domicílios e o que caracteriza o uso político da Internet. É realizado um teste empírico com as categorizações atuais e a proposta em um grupo de estudantes universitários para se analisar o uso político da Internet. A metodologia empregada é uma survey em uma turma heterogênea de estudantes de uma disciplina em um curso de Administração em uma universidade no Nordeste. Conclui-se que a amostra investigada utiliza a Internet “quase nunca” para fins políticos dentro da categorização da TICs domicílios e ainda menos na nova categorização proposta. Os resultados confirmam pesquisas precedentes, mas também apontam para a necessidade de se conhecer melhor o que é este “novo” homem digital.Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Os autores que publicam nessa revista devem concordar com os seguintes termos relativos aos Direitos Autorais:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista Contemporanea e à Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.