O gesto do animador Moustapha Alassane e o cinema // MOUSTAPHA ALASSANE'S ANIMATOR GESTURE AND THE CINEMA
DOI:
https://doi.org/10.9771/contemporanea.v11i3.8893Palabras clave:
cinema de animação - corporeidade - bricolagemResumen
Uma reflexão sobre as principais fases da obra de Moustapha Alassane como realizador do cinema de animação, a partir da abordagem poética de Marina Estela Graça (2006), que discute o filme animado analisando a relação entre o autor e as possibilidades do discurso. O animador parte do desvelamento do dispositivo para imprimir seu traço autoral em desenhos animados como “Bon Voyage, Sim”(1966) e “Adieu Sim”(2001). Em seguida, materializa e compõe o movimento das marionetes que criou com as próprias mãos em “Samba, Le Grand” (1977) e Kokoa (2001).Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Os autores que publicam nessa revista devem concordar com os seguintes termos relativos aos Direitos Autorais:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista Contemporanea e à Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.