A periferia de Hollywood e sua inserção na indústria cinematográfica: notas sobre o filme Ed Wood (1994), de Tim Burton. // THE OUTSKIRTS OF HOLLYWOOD AND ITS INCLUSION IN THE FILM INDUSTRY: NOTES ON TIM BURTON’S ED WOOD (1994)
DOI:
https://doi.org/10.9771/contemporanea.v11i3.8882Palabras clave:
Ed Wood, filme ruim, HollywoodResumen
Este artigo pretende analisar o filme Ed Wood, de Tim Burton, no que se refere à relação entre o centro e a periferia de Hollywood e seus desdobramentos: a relação entre arte e lixo, autoria e filme comercial, margem e mainstream. Defenderemos que o filme bom e o filme canônico podem ser vistos como parte da mesma estrutura industrial, que dá origem ao cinema bem feito mas também à precariedade. Para empreender esta análise abordaremos os critérios de definição do filme ruim, a desvalorização do middlebrow decorrente da homologia entre o repertório que aproxima o filme ruim e a arte e o conceito de distinção de Pierre Bourdieu. Faremos também uma breve análise do filme Glen ou Glenda de Edward D. Wood, Jr., de modo a tentar esclarecer a lógica subjacente a seus filmes ruins.Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Os autores que publicam nessa revista devem concordar com os seguintes termos relativos aos Direitos Autorais:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista Contemporanea e à Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.