Estratégias sensíveis do audiovisual: uma análise semiótica // SENSITIVE STRATEGIES OF AUDIOVISUAL: A SEMIOTICS ANALYSIS

Autores/as

  • Conrado Moreira Mendes Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.9771/contemporanea.v11i3.7957

Palabras clave:

Semiótica francesa. Sensível. Audiovisual. Caso Isabella Nardoni.

Resumen

Neste artigo, evidenciamos, por meio do aparato teórico-metodológico da semiótica de linha francesa, de que maneira o sentido do texto audiovisual é construído. Para tanto, abordamos, num primeiro momento, a virada fenomenológica pela qual a semiótica passa nos dias atuais, a partir da qual se ressalta a questão do sensível na produção do sentido. Levando em conta tais pressupostos, ancoramo-nos, sobretudo, nos conceitos de sincretismo e conotação (HJELMSLEV, 2006) e na proposta de análise fenomenológica do som vocal por Parret (2002) para analisar um texto audiovisual. Especificamente, analisamos uma entrevista que Ana Carolina Oliveira concedeu após a morte da filha, brutalmente assassinada em 2008, ao programa dominical Fantástico, exibido pela TV Globo. O Caso Isabella Nardoni, nome da menina assassinada, foi um dos mais noticiados da década de 2000. Dado o patente caráter emotivo da entrevista, procuramos demonstrar de que maneira as linguagens verbal, visual e paraverbal se articulam, com o intuito de destacar a função sensível como categoria regente no engendramento da significação.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Conrado Moreira Mendes, Universidade de São Paulo

Professor do Mestrado em Letras da Universidade do Vale do Rio Verde (UninCor) e da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Publicado

2013-12-20