A representação política dos oprimidos nas redes sociais online: Quem fala em nome de quem e com qual legitimidade? // POLITICAL REPRESENTATION OF OPRESSED PEOPLE IN SOCIAL NERWORK SITES: WHO SPEAKS FOR WHOM AND WITH WHAT LEGITIMACY?
DOI:
https://doi.org/10.9771/contemporanea.v11i2.6470Palabras clave:
representação política, redes sociais, reconhecimento, internet / political representation, social networks sites, struggle for recognition, internetResumen
O presente trabalho discute a legitimidade da representação não eleitoral, também conhecida como representação discursiva, expressa nas redes sociais, em especial quando dizem respeito às lutas simbólicas ou questões de reconhecimento. Discute-se as vantagens de pensar a representação de grupos oprimidos e sem visibilidade na esfera publica, ao mesmo tempo em que aponta-se três limites da representação discursiva, pensada a longo prazo: a) desenvolvimento de autonomia individual e política dos sujeitos, b) possibilidade de engajamento cívico dos próprios afetados em direção às suas lutas por reconhecimento, c) protagonismo e autoexpressão de demandas.Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Os autores que publicam nessa revista devem concordar com os seguintes termos relativos aos Direitos Autorais:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista Contemporanea e à Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.