Imagem-vestígio: do relance à resistência // Image-trace: from the glance to the resistance

Autores/as

  • Siomara Gomes Faria Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.9771/contemporanea.v11i1.6372

Palabras clave:

Cinema. Arquivo. Montagem.

Resumen

O artigo discute a presença das imagens de arquivo no cinema de Harun Farocki, realizador alemão cujo trabalho problematiza, em linhas gerais, as formas de exercício do poder, sejam aquelas que emergem dos conflitos geopolíticos, sejam aquelas que se disseminam por meio das mais diversas práticas sociais (formas de controle e vigilância, tecnologias de produção e circulação de imagens, estratégias do consumo, da informação e da publicidade). A partir do filme Imagens do mundo e inscrições da guerra (Harun Farocki, 1988), buscamos refletir sobre a relação entre as imagens de arquivo e os processos históricos acionados por esses registros, observando como Farocki monta as imagens em filmes que evocam o passado em sua própria materialidade, isto é, em seus vestígios.

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Biografía del autor/a

Siomara Gomes Faria, Universidade Federal de Minas Gerais

Mestranda pelo Departamento de Pós Graduação em Comunicação Social da UFMG, na linha de pesquisa Pragmáticas da Imagem.

Publicado

2013-03-28