A Televisão Brasileira em Nova Etapa? - Hoje é Dia de Maria e o Cinema Pós-moderno // Brazilian Television Fiction: a new stage? – Hoje é Dia de Maria and the postmodern cinema

Autores/as

  • Renato Luiz Pucci Junior Universidade Anhembi Morumbi

DOI:

https://doi.org/10.9771/contemporanea.v10i2.6071

Palabras clave:

televisão, cinema pós-moderno, convergência

Resumen

O exame da minissérie Hoje é Dia de Maria (Luiz Fernando Carvalho, 2005) indica o aprofundamento do paradigma pós-modernista na televisão brasileira. A intensificação de traços, como a alternância entre naturalismo e antinaturalismo e a hiperestetização, resultam do incremento de troca com o cinema pós-modernista. Por meio da concepção de David Bordwell acerca da rede de resolução de problemas e das quatro possíveis formas de relacionamento com a tradição, pretende-se apontar indícios de que a televisão brasileira possa ter adentrado em nova fase de realização ficcional, que inclui a experimentação narrativa, com repercussões no campo comunicacional.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Renato Luiz Pucci Junior, Universidade Anhembi Morumbi

Doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo – ECA/USP. Docente do Mestrado em Comunicação, da Universidade Anhembi Morumbi. Autor de Cinema Brasileiro Pós-moderno: o Neon-realismo (Sulina, 2008) e bolsista de produtividade de pesquisa do CNPq, PQ 2. Ph.D. in Communication Science, São Paulo University - ECA/USP. Professor at Anhembi Morumbi University - Communication School. Author of Cinema Brasileiro Pós-moderno: o Neon-realismo (Sulina, 2008). Productivity researcher by CNPq - PQ 2.

Publicado

2012-08-28