Cidadãos na rede: Tipos de internautas e sua relação com a informação política online // Citizens in the web: A user typology and its relation to online political information
DOI:
https://doi.org/10.9771/contemporanea.v9i3.5809Palabras clave:
internet e política, comunicação e cidadania, mídia e democraciaResumen
A partir do discurso dos próprios cidadãos, apreendido através de uma série de grupos de discussão, este artigo propõe uma releitura das categorias de situações de comunicação identificadas anteriormente (Aldé, 2004) à luz da nova realidade de circulação da informação online. A proposta é verificar a pertinência dos perfis Ávido, Assíduo, Consumidor de escândalos, Frustrado e Desinformado para indivíduos com acesso amplo à internet. Constatamos que a internet não substitui, mas se superpõe aos meios anteriores, vendo-se apropriada de formas específicas por usuários com diferentes interesses e perfis de uso. Analisando as características de cidadãos que fazem da internet um uso rotineiro, não especializado, o presente trabalho aponta para a adaptação e complexificação das categorias anteriores.Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Os autores que publicam nessa revista devem concordar com os seguintes termos relativos aos Direitos Autorais:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista Contemporanea e à Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.